Leia o trecho a seguir.
“A doença não é mais que um constructo que guarda relação com o sofrimento, com o mal, mas não lhe corresponde integralmente. Quadros clínicos semelhantes, ou seja, com os mesmos parâmetros biológicos, prognóstico e implicações para o tratamento, podem afetar pessoas diferentes de forma distinta, resultando em diferentes manifestações de sintomas e desconforto, com comprometimento diferenciado de suas habilidades de atuar em sociedade.”
OLIVEIRA, M. A. C.; EGRY, E. Y. A historicidade das teorias interpretativas do processo saúde-doença. Rev. Esc. Enf. USP , v. 34, n. 1, p. 9-15, mar. 2000.
Acerca desse tema, avalie as proposições a seguir.
I. O relatório Lalonde coloca que os dois principais objetivos da saúde devem ser sistema de assistência médica em geral e promoção da saúde.
II. Fatores socioeconômicos, biologia, estilo de vida e ambiente não foram incluídos inicialmente no relatório Lalonde.
III. O relatório Lalonde foi um marco histórico na saúde, pois foi o primeiro documento a reconhecer que o modelo biomédico não era suficiente para lidar com a saúde.
IV. Os determinantes da saúde vão além da saúde pública tradicional da época biomédica, e educação em saúde é uma das formas de influenciar as pessoas a terem estilos de vida mais saudáveis.
Está correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
II e III.
Respostas
respondido por:
22
Resposta:
I, III e IV.
Explicação:
respondido por:
4
Resposta:
I, III e IV.
Explicação:
O relatório Lalonde trouxe a promoção e a educação em saúde como agentes de mudança da visão biomédica em saúde.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás