Respostas
Resposta:
Objetivos da Conjuração Baiana
Quando amanheceu o dia 12 de agosto de 1798, as paredes de Salvador estavam cobertas por manuscritos que apresentavam os principais pontos do programa do governo que a revolução iria instituir.
Imagem da bandeira da Conjuração Baiana com as cores azul branca e vermelha e uma estrela no centro.
Bandeira da Conjuração Baiana: suas cores foram preservadas na confecção da atual bandeira do estado da Bahia.
Nesse manifesto, dirigido ao Poderoso e Magnífico Povo Baiense Republicano, propunham-se a proclamação de uma república, a abertura dos portos a todas as nações, principalmente à França, a abolição da escravidão, o fim das discriminações entre brancos e negros, o fim de todos os privilégios e da tributação excessiva, o aumento e promoções para os oficiais e vigilância sobre as “atividades contrarrevolucionárias dos padres”.
O documento mostra a influência jacobina, que se manifesta na igualdade absoluta e no anticlericalismo.
Mas o panfleto não dizia como deveria ser a ação revolucionária. A fim de discutir esse assunto, foi convocada uma reunião para o dia 20 de agosto de 1798, para a qual foram convidadas várias pessoas, inclusive o governador da Bahia, que, dessa forma, ficou sabendo da rebelião
Explicação:
Resposta:
A Conjuração Baiana, também conhecida como Conjuração dos Alfaiates, foi uma conspiração de caráter separatista e republicano que aconteceu na cidade de Salvador e que foi descoberta pelas autoridades locais em 1798.
Explicação:
espero ter ajudado vc!!bons estudos!!