Respostas
Resposta:
O Pré-Modernismo foi uma fase literária brasileira que marcou a transição entre o Simbolismo e o movimento modernista, que se iniciou com a Semana da Arte Moderna em 1922.
As principais características do Pré-Modernismo são:
Denúncia dos problemas sociais enfrentados, como fome, miséria, abismos sociais, conflitos, entre outros.
Aproximação da obra literária ao contexto social, político e econômico.
Regionalismo, ou seja, passou-se a valorizar a própria cultura.
Marginalização dos personagens principais.
Linguagem informal, como oposição ao Arcadismo que possuía linguagem bastante formal.
Naturalismo, ou seja, ocorria descrição minuciosa dos personagens e dos cenários.
--------------------------------------------------
Euclides da Cunha é autor de “Os sertões”, narrativa que conta a história da Guerra de Canudos utilizando-se de estrutura única.
Nascido no Rio de Janeiro, esse autor notabilizou-se pela publicação, em 1902, da obra Os sertões, livro em que narra as experiências vivenciadas por ele na Guerra de Canudos, ocorrida no interior da Bahia entre 1896 e 1897, onde atuou como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo.
Em Os sertões, o autor, embasado em teorias científicas vigentes na época, como o determinismo, o positivismo, além de seus conhecimentos de sociologia e de geografia, procurava não só descrever o que via na Guerra de Canudos mas também explicar, com o auxílio dessas áreas do conhecimento, o que ocorria no interior baiano.
Nessa obra, expressando forte preocupação com o lado social do cotidiano do homem comum, uma das principais características do pré-modernismo, Euclides da Cunha analisa a Guerra de Canudos como um fato decorrente do isolamento político e econômico vivenciado pelo sertão nordestino. O autor, portanto, contesta a versão oficial, segundo a qual os moradores de Canudos tinham o intuito de destruir a República