Respostas
Resposta:
A novela de Kafka começa de uma forma direta. O clímax do enredo é apresentado logo de início, e tudo o que ocorre na história é desdobramento desse primeiro acontecimento. A falta de uma explicação maior sobre o ocorrido não desfaz nem um pouco a verossimilhança da novela.
Como o fato é dado a priori, não temos alternativas além de aceitá-lo e continuar a leitura. Todos os fatos que se seguem estão de pleno acordo com a transformação de Gregor. Transformar um ato desse tipo em algo plausível desde o princípio é um dos maiores mérito de A Metamorfose.
O próprio estilo da narrativa contribui imenso para a verossimilhança. A construção das frases de Kafka é precisa, tem poucos floreios e adjetivos inúteis, o que dá um tom de relato - quase burocrático - ao enredo.
O estilo de Kafka é marcante e presente em outras obras do autor. Uma característica quase constante são os acontecimentos extraordinários que, sem nenhuma explicação, envolvem a narrativa. Não é apenas o estilo que suporta os fatos incomuns, a própria narrativa também os suporta.
Em A Metamorfose é a reação de Gregor, ao continuar agindo naturalmente, que nos leva a aceitar mais facilmente o fato dele ter se transformado em um inseto gigante. As suas maiores preocupações são com o trabalho e com a família.
Gregor parece não se incomodar com o fato de ter se transformado em um inseto, mas sim de estar atrasado para o trabalho e a ameaça de perder o seu emprego. Como as suas preocupações continuam sendo as de uma pessoa normal, a sua transformação em inseto é amenizada.
Explicação: