quais eram as atividades desenvolvidas nas áreas urbanas na década de 1960 na Região Norte do Brasil?
Respostas
RESPOSTA:
A economia da região Norte é baseada nas atividades de extrativismo mineral e vegetal, agropecuária, pecuária e turismo. Apesar de não ser a região mais industrializada do país, conta com o apoio da Zona Franca de Manaus, um complexo criado para ajudar do desenvolvimento da região.
A região Norte é formada por sete estados: Acre (capital Rio Branco), Amazonas (capital Manaus), Rondônia (capital Porto Velho), Roraima (capital Boa Vista), Pará (capital Belém), Amapá (capital Macapá) e Tocantins (capital Palmas).
No ano de 1967 foi criada Zona Franca de Manaus com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento comercial e econômico no Amazonas, já que a região norte é uma das menos expressivas do Brasil quando se fala em industrialização. Este polo industrial abriga mais de 500 industrias com diferentes atividades e é responsável por grande parte do crescimento da região.
A reserva extrativista de seringueiros e castanheiros em Xapuri é uma das reservas mais conhecidas da região. Ela fica localizada no Pará e foi fundada no ano de 1990 após a morte de Chico Mendes. Chico era seringueiro e sindicalista que passou a vida lutando a favor da melhoria de vida dos seringueiros.
O turismo também tem dado resultados positivos na economia da região norte. As atividades ligadas ao ecoturismo são as que mais crescem ao passar dos anos, em razão das grandes áreas de floresta espalhadas pela região. Os turistas geralmente vão a região para apreciar a biodiversidade e algumas festas folclóricas.
Dados sobre a região Norte
A região é a maior região do Brasil tendo uma extensão territorial igual a 3.853.676,948 km². O PIB da região chega a R$ 320,773 bilhões. Confira na lista abaixo mais alguns dados interessantes sobre essa região:
Resposta:
agricultura