Ao analisar o poder e a política nas organizações, Santos e Claro (2014, p. 817) trazem que “Giglio et al. (2012, p. 53) tratam poder e política como “a vantagem particular de alguém em relação ao coletivo”. Faria e Meneghetti (2010, p. 39) vão além e incluem a ciência, afirmando que “a relação entre ciência e poder é uma discussão constante, não só porque esteja intimamente relacionada à ideologia, mas também por estar associada à força produtiva, às condições materiais de existência, às relações de produção e assim por diante”.
SANTOS, G. A. F.; CLARO, J. A. C. S. Poder e política nas organizações, à luz das teorias organizacionais: um estudo bibliométrico nos anais do EnAnpad. Rev. Elet. Gestão e Serviços , São Paulo, v. 5, n. 1, p. 812-826, 2014.
Analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A gestão dos recursos políticos na organização é vista sempre do ponto de vista externo, como as organizações podem influenciar decisões de pessoas em cargos políticos relevantes para sua estratégia.
( ) Existe uma conexão entre a regulamentação do ambiente onde uma empresa está localizada e o desempenho da mesma. Uma nova legislação, por exemplo, pode prejudicar ou beneficiar determinadas empresas.
( ) Uma organização sempre busca que os legisladores tomem decisões inicialmente favoráveis a ela, mesmo que isso beneficie mais seus concorrentes.
( ) Os recursos políticos podem ser tanto internos quanto externos à organização.
( ) Um exemplo de recurso político que afeta diretamente o desempenho de uma empresa é o apoio político em países nos quais pretende atuar.
Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, V.
F, V, F, V, F.
V, F, F, V, V.
F, F, V, F, F.
guilhermepcypriano:
F, V, F, V, V.
Respostas
respondido por:
65
Resposta:
F, V, F, V, V
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás