Parque Serra do Curral restringe acesso a mirantes e horário de visitas - Roteiros com guia e acesso a todos os mirantes foram reduzidos em uma das mais bonitas e atrativas reservas ecológicas da capital mineira. RECUPERAÇÃO AMBIENTAL: Os mirantes 9 e 10 ficam na área que está sendo recuperada pela Vale. O lado da serra que os visitantes nunca veem e que foi degradado por décadas de mineração está sendo revitalizado e deverá ser entregue em 2017. A região vai ganhar proteção com telas de aço, como se fossem quadros afixados a uma parede, e cobertura vegetal para dar um aspecto natural à montanha escavada para retirada de minério. A obra de recuperação conta com tecnologia suíça e custo de R$ 240 milhões e ocorrerá na Mina de Águas Claras, adquirida há oito anos pela empresa, que instalou na área sua sede administrativa". (Retirado de: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/07/06/interna_gerais,665345/parque-serra-do-curral-restringe-acesso-a-mirantes-e-horario-de-visita.shtml. Acesso em 23 jul 2015).
Sobre a recuperação das áreas mineradas, analise as assertivas abaixo, marcando Verdadeiro (V) ou Falso (F):
I.Em áreas degradadas por mineração superficial, o meio mais fácil de obter plantas é por meio do revolvimento do solo para induzir o banco de sementes. ( )
II.Além da revegetação do local, diversas ações podem ser necessárias para sua recuperação, tais como a estabilização de taludes e blocos. ( )
III.O elevado custo para recuperação denota a alta intensidade de degradação, sendo estes parâmetros diretamente relacionados. ( )
Agora assinale a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - V - F.
b)
V - F - V.
c)
F - V - V.
d)
F -V - F.
2)
O texto abaixo refere-se ao processo de seleção de espécies de plantas em projetos de recuperação de áreas degradadas.
Tendo ciência da importância da cobertura vegetal para o terreno é também necessário ter o conhecimento básico pertinente ao manejo do solo e dos mecanismos de sucessão ecológica relacionados à capacidade das espécies de se estabelecerem em locais degradados. A escolha dessas espécies, principalmente aquelas que reiniciarão a sucessão local obrigatoriamente deverá atender um conjunto de quesitos associados às condições edáficas locais e um máximo grau de interação com a biota. (CARPANEZZI, A. A. Talhões pioneiros para a recuperação de ecossistemas florestais degradados. In: Seminários aspectos ecológicos de Matas Mesófilas Semidecíduas. Rio Claro: UNESP. 1991 p. 94-104. 1998).
Abaixo estão listadas algumas características benéficas utilizadas como critério de escolha das espécies, EXCETO:
Alternativas:
a)
Ser capaz de repelir animais silvestres da área em recuperação.
b)
Não ser alelopática, ou seja, capaz de produzir e liberar substâncias químicas no ambiente.
c)
Possuir elevada capacidade de produção de biomassa.
d)
Ter associações simbióticas com fungos ou bactérias capazes de aumentar a absorção de nutrientes.
3)
Os processos ecológicos são responsáveis pelo funcionamento e automanutenção dos ambientes naturais e, por isso, têm recebido crescente atenção daqueles que se interessam pela conservação da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos e dos recursos naturais (Mea 2005). Dentre estes processos, merece destaque para os fins da restauração ecológica: (a) aqueles que fazem parte de diferentes etapas da reprodução de muitas espécies vegetais, polinização, dispersão de sementes e regeneração (Modificado de: Piovesan, J.C. et al. Processos ecológicos e a escala da paisagem como diretrizes para projetos de restauração ecológica. Revista Caitu, Salvador: 52-72. 2013. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revcaititu/article/view/5278/05%20Artigo%203. Acesso em 25 jul 2015).
Sobre estes processos, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Tanto a polinização como a dispersão de sementes são processos totalmente independentes da fauna local, pois estes agentes podem ser substituídos pelo vento e pela gravidade.
b)
A regeneração de espécies dos estágios mais avançados de sucessão, denominadas climácicas, ocorre exclusivamente pelo banco de sementes do solo permanente da floresta.
c)
A dispersão de sementes refere-se ao processo de transporte de pólen de uma flor para outra, fecundando-a e gerando frutos e sementes.
d)
A dispersão de sementes é um fator essencial na recobertura florestal de áreas com solo degradado, pois, o banco de sementes e outras fontes de regeneração, geralmente, são eliminados.
São indicados especialmente para pequenos produtores rurais.
Respostas
respondido por:
7
1 - C
2 - A
3 - D
Segue as respostas colega ;)
2 - A
3 - D
Segue as respostas colega ;)
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás