Respostas
Resposta:
Os elementos químicos que compõe o ar atmosférico, a fumaça, a queima de combustíveis fósseis são algumas das principais causas da chuva ácida.
Explicação:
Os elementos químicos que compõe o ar atmosférico são os gases de oxigênio (o2), nitrogênio (N2), dióxido de carbônico (CO2), xenônio (Xe) e randônio (Rn), além de outros componentes que podem variar. Esses elementos, principalmente o CO2, tornam a chuva um pouco ácida, com pH atmosférico de, aproximadamente 5,6.
A fumaça também pode ser um dos componentes, mas que libera substâncias nocivas. A primeira Revolução Industrial acelerou a liberação de gases tóxicos para atmosfera. O carvão utilizado nas indústrias e a liberação de fumaça pelos automóveis contribuíram para aumentar a poluição.
A queima de combustíveis fósseis é quem produz os principais componentes da chuva ácida, como os óxidos de enxofre (SO2 e SO3), monóxido de carbono (CO) e dióxido de nitrogênio (NO2), além dos hidrocarbonetos. Na atmosfera, esses elementos passam a reagir com as gotas de água e formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido nítrico (HNO3), responsáveis pela geração da chuva ácida.