Quais características permitem ao Brasil ser um dos melhores países em capacidade agrícola do mundo?
Respostas
Resposta:
O Brasil é hoje a 9ª maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 6,6 trilhões em 2017. Já quando falamos sobre o campo, o país é descrito internacionalmente como uma verdadeira potência agrícola. O Brasil ocupa a posição de 2º maior produtor de alimentos do planeta, depois dos Estados Unidos, e com potencial para, em pouco tempo, se tornar o 1º nesse ranking.
Como o agronegócio brasileiro se tornou tão forte? O clima e a localização favoráveis são essenciais para o sucesso da nossa agricultura e pecuária. A esses fatores se alia a incorporação crescente da tecnologia, o que melhorou significativamente a produtividade. Em 2017, depois de dois anos de retração, o PIB brasileiro registrou um aumento de 1,0%, e os analistas destacam que o grande impulsionador desse avanço foi o agronegócio, puxado por mais uma safra recorde. De acordo com o IBGE, sem o que se produziu no campo, o aumento do PIB teria sido de apenas 0,3%.
Mais uma prova do brilho da agricultura brasileira na economia das últimas décadas é o fato de que, em 50 anos, o país deixou de ser um importador de alimentos para se tornar um dos mais importantes produtores e exportadores mundiais. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção agrícola nacional ultrapassa 400 itens. Atualmente, o Brasil é o maior exportador mundial de açúcar, café e suco de laranja, assim como de carnes bovina, suína e de aves. Além disso, é o 2º maior exportador de soja e milho. Na última safra, o Brasil bateu o recorde histórico de produção de grãos, com 240 milhões de toneladas.
Explicação: