Respostas
Resposta:
A política do café com leite foi um grande acordo nacional, político e econômico que regulou a lógica de poder durante quase toda a Primeira República, também conhecida como República Velha (1889-1930).
O acordo que envolvia as oligarquias estaduais e o governo federal funcionava para manter o controle e o poder nas mãos das elites, grandes proprietários de terras do Brasil.
Explicação:
A política do Café com Leite foi a hegemonia de duas oligarquias (São Paulo e Minas Gerais) no poder do Brasil durante a Primeira República.
República Café com Leite
A política do café com leite se baseava no revezamento entre oligarquias de São Paulo, grande exportadora de café, e Minas Gerais, produtora de leite, porém estava junto no poder devido sua grande organização política.
Como as outras oligarquias não tinham força política o suficiente para contestar esse esquema, elas se submetiam a ele em troca de favores.
Declínio da Política Café Com Leite
Havia, nesse período, várias crises internas e externas que favoreciam o colápso dessa política, como por exemplo a crise do café em decorrência da crise de 1929.
Porém, foi quando o então presidente Washington Luís, articulava a quebra da política ao iniciar o planejamento de sua sucessão o paulista Júlio Prestes.
Com isso o governador de Minas Gerais, que deveria ser o sucessor "natural", Antonio Carlos, idealiza uma campanha de oposição reunindo as oligarquias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, formando a Aliança Liberal. Quando houve as eleições o Júlio Prestes acabou ganhando, porém houve acusações de fraude eleitoral.
Com o cenário político, social e econômico "favorável", uma grande parcela da população em favor da Aliança Liberal, acontece a queda da Primeira República através de um golpe militar conhecido como Revolução de 30, o fim da política do café com leite.
Saiba mais sobre "República do Café Com Leite" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27472479