4 Várias doenças são transmitidas do uma pessoa para outra por meio de rolação sexual
(ISTS) Alguns sintomas ou sinais podem ajudar no diagnóstico das doenças, como por exemplo,
coceiras, manchas avermelhadas, caroços, verrugas, Inguas na virilha, adenca no ato de urinare
durante a relação sexual, entre outros sintomas. Somente o médico pode fazer o diagnóstico para
poder indicar o tratamento correto. Assinale a alternativa que representa apenas infecções
sexualmente transmissiveis
a) hidrofobia, tuberculose, dengue b) febre tifoide, caxumba, gripe suina
c) tétano, rubéola, hanseniase d) gonorreia, AIDS, sífilis
Respostas
Resposta:
HIV/Aids
O vírus da imunodeficiência humana é o causador da Aids, que ataca o sistema imunológico e derruba o sistema de defesa do organismo.
Sífilis
Transmitida pela bactéria Treponema pallidum, a infecção apresenta diferentes estágios, do primário ao terciário, e tem maior potencial de infecção nas duas primeiras fases, que costumam ocorrer até 40 dias após o contágio. É transmitida por relações sexuais ou pode ser passada da gestante para o bebê.
HPV
O Papilomavírus Humano existe com mais de 200 variações e se manifesta por meio de formações verrugosas - que podem aparecer no pênis, vulva, vagina, ânus, colo do útero, boca ou garganta.
O sexo é a principal forma de transmissão do HPV, seja pelo coito ou pelo sexo oral. Causa câncer, principalmente no colo do útero e no ânus, mas também na boca e na garganta, que vêm aumentando entre os jovens
.
Gonorreia
A doença é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que infecta sobretudo a uretra.
O sintoma mais comum é a presença de corrimento na região genital, mas a infecção pode causar dor ou ardor ao urinar, dor ou sangramento na relação sexual e, nos homens, dor nos testículos. A maioria das mulheres infectadas não apresenta sintomas.
Herpes genital
Transmitido pela relação sexual com uma pessoa infectada, o vírus do herpes causa pequenas bolhas e lesões dolorosas na região genital masculina e feminina.
As feridas podem acompanhar ardor, coceira, dor ao urinar e mesmo febre, e os sintomas podem reaparecer ou se prolongar quando a imunidade está baixa. O mais preocupante é que ela não tem cura.
Hepatite B ou C
No Brasil, as formas virais mais comuns de hepatite ou inflamação do fígado são as causadas pelos vírus A, B ou C.
A hepatite B é transmitida sexualmente, e também por transfusão de sangue e compartilhamento de material para uso de drogas, entre outros.