Faça uma breve pesquisa sobre Platão e Rousseau, levantando os seguintes aspectos:
-Elementos do contexto histórico em que viveu;
-Dados biográficos incluindo curiosidade sobre eles;
-Aspectos de sua filosofia;
-Algumas de suas obras
alguém sabe ?
Respostas
Resposta:
Platão viveu durante o período da Idade Clássica na Grécia Antiga, e foi um dos três maiores filósofos gregos a representar o pensamento ocidental junto com Sócrates e Aristóteles. Platão nasceu em 428 a.C e morreu em 348 d.C, ele foi discípulo de Sócrates e ganhou fama na cidade-estado de Atenas, de onde era natural, local que culminou no ápice do conhecimento e da filosofia da Grécia àquela época, ele foi matemático e filosofo.Platão chamava-se Arístocles o apelido Platão foi dado a ele em sua juventude por causa de seus atributos físicos, por ser um homem forte, de ombros largos (a palavra correspondente em grego, Platon, significa “omoplatas largas”, “costas largas”, “ombros grandes”).
Platão construiu uma academia em Atenas por volta do ano 387 a.c, foi a primeira academia que ensinava aos seus seguidores educação formal, mas ela foi fechada no século VI, quando o imperador Justiniano fechou-a como parte de seu plano de abolir a cultura helenista pagã.
A filosofia de Platão tem três aspectos: metafísico, ético e epistemológico. O principal é o metafísico, que se concentra na sua Teoria das Ideias, o idealismo de Platão sugere uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas. O conhecimento inteligível seria aquele que permite o nosso acesso ao ser e à essência de algo, que seria imutável, ao contrário da aparência, que pode enganar-nos. O conhecimento inteligível estaria no Mundo das Ideias e das Formas, enquanto o conhecimento sensível estaria em nossa realidade material.
Entre suas principais obras nós temos:
Apologia de Sócrates: escrito após a morte de Sócrates, o texto narra os últimos momentos do mestre de Platão, quando foi acusado de corrupção da juventude de Atenas, julgado e condenado à morte.
2. Láques, ou Da coragem: o livro traz uma nova concepção de coragem ao cidadão grego, antes habituado à concepção heroica relacionada a Aquiles e Ulisses, por exemplo. Agora, a concepção de heroísmo ganha uma conotação de ação moralmente equilibrada e justa.
3. Hípias menor: diálogo em que são tratadas as noções de verdade, mentira e justiça.
4. Hípias maior: nesse texto, Platão expõe as suas concepções sobre o belo e as artes.
5. Górgias: livro que fala sobre a Retórica, tomando como interlocutores principais Sócrates e o sofista Górgias.
6. Fédon: diálogo em que Platão expõe a sua concepção de alma, de reencarnação e assuntos em relação à constituição metafísica do homem.
7. O Banquete: nesse livro, Platão utiliza a figura de Sócrates para falar sobre o bem e o amor ideal.