dentre as características do renascimento destaca-se
a decadência do pensamento humanista europeu
a influência da cultura oriental nos temas e nas técnicas artística
o abandono do racionalismo científico em favor da exaltação do Sobrenatural
o desenvolvimento de novas técnicas como o uso da perspectiva na pintura
Respostas
Resposta:
O Renascimento cultural e científico foi um movimento cultural ocorrido na Europa durante os séculos XIV e XVI. Foi através dele que o pensamento humanista e seus valores se disseminaram, visto que os principais teóricos e artistas do período se baseavam nos ideais humanistas da valorização do homem.
O movimento renascentista se desenvolveu em várias áreas, como a filosofia, as artes plásticas, a literatura e a ciência. Nomes como Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Nicolau Copérnico e Maquiavel traziam novas concepções artísticas e novos pensamentos em relação ao ser humano e à sua participação na natureza. Inclusive, a ilustração intitulada Homem Vitruviano, feita por Da Vinci - e que ilustra a capa deste texto - se tornou um dos maiores símbolos do humanismo, principalmente por colocar o homem como uma figura central, valorizando-o em suas características físicas.
D)
Está correta a alternativa D, tendo sido o Renascimento Europeu (movimento artístico que se inicia em meados do século XIV, ainda durante a Idade Média, e que se desenvolve até meados do século XVI, já na Idade Moderna) fundamental na mudança do paradigma cultural europeu do período.
Inspirados pelos ideais humanistas e por uma visão idealizada da Grécia Clássica (em especial da Democracia de Atenas) e da República Romana, os Renascentistas buscaram difundir as suas ideias por meio das artes. Dentre outros, podemos citar como exemplos de artistas renascentistas Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael Sanzio.