• Matéria: Contabilidade
  • Autor: Teles92
  • Perguntado 5 anos atrás

A contabilidade é uma ciência pertencente às ciências sociais aplicadas e que contempla todas as características dos demais ramos do conhecimento humano, além de estar em constante processo de evolução alinhado às mudanças ocorridas na sociedade. Temos que a contabilidade possui alguns princípios que direcionam todas as demais normas.

REGIS, G. Tópicos Contemporâneos em Contabilidade. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019.

Sobre o princípio da entidade, assinale a alternativa correta.

Alternativa 1:
Determina que todos os elementos patrimoniais, ao serem registrados, conservem seu valor de aquisição.

Alternativa 2:
Reconhece que o objeto da contabilidade é o patrimônio e destaca a necessidade de reconhecer a autonomia patrimonial.

Alternativa 3:
Está relacionado as decisões que envolvem o patrimônio e os registros contábeis deverão considerar que a empresa continuará a existir e a operar ao longo do tempo.

Alternativa 4:
Está relacionado diretamente com a informação produzida em relação ao patrimônio das entidades, que deve guardar as características de integridade e de tempestividade.

Alternativa 5:
Determina que o confronto das receitas, dos custos e das despesas seja sempre executado considerando o período de realização e de ocorrência respectivamente, e, de forma desvinculada, com o efetivo recebimento ou o pagamento dos mesmos.

Respostas

respondido por: marciabcunha
5

Resposta:

Alternativa 2:

Reconhece que o objeto da contabilidade é o patrimônio e destaca a necessidade de reconhecer a autonomia patrimonial.

Explicação:

O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Perguntas similares