• Matéria: Ed. Física
  • Autor: isaiaslima278ow6upm
  • Perguntado 5 anos atrás

Bem-vindo(a) ao fórum da disciplina Homem, cultura e sociedade, este espaço visa promover reflexões sobre os desafios que as sociedades democráticas enfrentam, para efetivar a justiça social e o desenvolvimento socioeconômico e cultural, no combate a corrupção, a miséria e o racismo em tempo de pandemia do Covid-19. É fato que os elementos estruturais de nossa sociedade estão contaminados pela história das desigualdades socioeconômica, política e cultural, naturalizando por conta dessa realidade a corrupção, a xenofobia, a violência institucionalizada. Nessa dimensão, o novo coronavírus, chama atenção mundial sobre os impactos de forma desigual nos territórios urbanos da América Latina e principalmente no Brasil. O número de casos e de mortes pelo coronavírus tende a ser maior nas áreas periféricas e em regiões que antes mesmo dessa crise global, já sofriam com problemas como falta de moradia digna, acesso deficiente à água e saneamento, índices de poluição do ar e contaminação do solo. Partindo desse cenário, proponho à reflexão sobre o conceito de desigualdade como uma forma de manifestação hierárquica que separa brancos de pretos, ricos de pobres, que são desprovidos de direitos, prestigio, oportunidades de mobilidade social na vida cotidiana.​

Respostas

respondido por: ruancastro15
1

 O desenvolvimento humano é de fato um tema de extrema importância para a sociedade e numa realidade a qual estamos enfrentando atualmente (realidade pandêmica) as desigualdades sociais são cada vez mais acentuadas.

 Infelizmente apesar de muitas pessoas já terem que lidar com uma realidade pesada de abandono social em relação a violência, saúde pública no geral, ter que enfrentar a pandemia é um desafio ainda maior pois muitas vezes não sair de casa e não aglomerar (nos transportes públicos por exemplo) não é uma opção quando se precisa trabalhar para sobreviver.

Perguntas similares