• Matéria: Ed. Física
  • Autor: ediennelira
  • Perguntado 5 anos atrás

Na tentativa de entender o que estava acontecendo no mundo contemporâneo, algumas análises voltaram-se, inicialmente, para as formulações de Norbert Elias (1993). Esse autor aponta o papel central exercido pelo Estado moderno, pelo menos desde o século XVIII, entre os países ocidentais mais industrializados, à pacificação dos costumes e à criação duradoura de espaços não violentos, tornando possível a convivência social. Essa pacificação, segundo Elias, proporcionou uma ação civilizadora que repercutiu na estrutura de personalidade dos indivíduos e passou a orientá-la. Essa pacificação é que permitiu deplorar e condenar violências e humilhações contra seres humanos, assim como coibir atos violentos cometidos para a resolução de conflitos, em nome da obediência às leis e às regras de convivência e respeito mútuo. Mas, para isto, foi preciso que o Estado passasse a deter o monopólio da força física, na acepção usada por Max Weber (1963).
Para Elias, esse monopólio, contudo, pode ter uma dupla função. Os que estão dentro do Estado e controlam o monopólio da força podem se utilizar dessa situação para satisfazer seus próprios interesses em detrimento daqueles da população, como são exemplos as ditaduras. Mas, segundo o autor, pelo menos nos Estados industrializados do Primeiro Mundo, esse monopólio tendeu a ser exercido para beneficiar seus cidadãos. Outra ressalva importante de Elias é que essa pacificação e os padrões de comportamento civilizados estão sempre ameaçados por conflitos de natureza social e pessoal. Assim, a vida em sociedade, ou o processo civilizador, seria marcada por uma constante tensão entre pacificação e violência.

Gonçalves; Hérica Cristina Batista; Queiroz; Marcello Roriz de; DELGADO, Pedro Gabriel Godinho. Violência urbana e saúde mental: desafios de uma nova agenda? Fractal - Revista de Psicologia. vol.29 no.1 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2017.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.

I. O processo de pacificação da sociedade buscando a coibição da violência desenvolvido pelo Estado só foi possível a partir da monopolização da força física por parte dessa instituição.
II. Ditaduras são exemplos práticos de como o monopólio da força física por parte do Estado pode abrir uma brecha para a realização de ações não democráticas, que vão de encontro aos interesses da sociedade civil.
III. Com o surgimento da força estatal, foram extintas as possibilidades de propagação da violência nas sociedades civilizadas, sendo as práticas violentas e delituosas um aspecto visto apenas em sociedades subdesenvolvidas.

É correto o que se afirma em
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.


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Respostas

respondido por: brasilacimadetudo
50

Resposta:

questão 1 e 2  ao meu ver.

Explicação:


cidapinhorjrj57: Pra mim é a I e II
csilvamarisa: tbm acho I e II.
lucianasngpc: na verdade a alternativa II é falsa!! pois a ditadura não vai de encontro aos interesses da sociedade civil!! Portanto a alternativa correta é a alternativa 1
csilvamarisa: vou reler...
raphaelrv: Existe uma diferença entre "ir de encontro" que seria ir contra e, "ir ao encontro" que seria ir no mesmo sentido ou a favor. E as ditaduras (de direito ou de esquerda) vão de encontro sim aos interesses de qualquer povo. O que não vai "de encontro" é a democracia.
raphaelrv: Basta alguém de direita pensar em Cuba ou Coréia do Norte e, alguém alguém de esquerda pensar no passado da América Latina (Argentina, Chile e Brasil).
raphaelrv: I.CORRETA, vide texto do enunciado.
“Essa pacificação, segundo Elias, proporcionou uma ação civilizadora que repercutiu na estrutura de personalidade dos indivíduos e passou a orientá-la. Essa pacificação é que permitiu deplorar e condenar violências e humilhações contra seres humanos, assim como coibir atos violentos cometidos para a resolução de conflitos, em nome da obediência às leis e às regras de convivência e respeito mútuo. .”
raphaelrv: II. CORRETA, vide texto do enunciado.
“Para Elias, esse monopólio, contudo, pode ter uma dupla função. Os que estão dentro do Estado e controlam o monopólio da força podem se utilizar dessa situação para satisfazer seus próprios interesses em detrimento daqueles da população, como são exemplos as ditaduras.”
raphaelrv: III. FALSA, vide texto do enunciado.
“Mas, segundo o autor, pelo menos nos Estados industrializados do Primeiro Mundo, esse monopólio tendeu a ser exercido para beneficiar seus cidadãos. Outra ressalva importante de Elias é que essa pacificação e os padrões de comportamento civilizados estão sempre ameaçados por conflitos de natureza social e pessoal. Assim, a vida em sociedade, ou o processo civilizador, seria marcada por uma constante tensão entre pacificação e violência.”
respostacerta5: resposta certa, corrigida pelo portal: I apenas
respondido por: guilhermesilvar
84

A resposta correta é alternativa 3, que aponta que I e II, apenas estão correta, pois com o surgimento da força estatal, não foram extintas as possivei praticas violentas, pois a violência esta associado ao ser humano que esta na sociedade.

As Ditaduras são regimes que suprime a ações democráticas e impõe muitas restrições a sociedade civil que esta a mercê dos ditadores que concentram o poder nas suas mãos.


lucianasngpc: concordo com vc!!
lucianasngpc: na verdade a alternativa II é falsa!! pois a ditadura não vai de encontro aos interesses da sociedade civil!! Portanto a alternativa correta é a alternativa 1
dsccabral: Concordo com a afirmação acima. Somente a alternativa I está correta! Portanto, a resposta certa é a) I, apenas.
titosp2: I, apenas.
brunoholkemdias: resposta esta correta. o que vai de encontro a sociedade sao as açoes geradas nao a ditadura. 1 e 2 estao corretas
raimundimalves: "DE ENCONTRO" é ser ao contrário, é diferente de AO ENCONTRO
respostacerta5: resposta certa, corrigida pelo portal: I apenas
ednyoshi: Resposta certa é a letra C. I e II apenas. Acabou de sair o gabarito para mim.
ednyoshi: o "que" é pronome relativo que retoma ações não democráticas.
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