1 – Os Jogos Olímpicos funcionavam num contexto muito mais amplo, porque representavam a unidade do Estado grego. Os gregos deixaram para a humanidade um legado único na história de todas as civilizações: o esporte. Não só diversas modalidades de competição que acabariam por tirar o sen- tido trágico das arenas que sacrificavam pessoas, como a noção da integração dos povos a partir das competições esportivas. A cada quatro anos, os gregos das mais diversas cidades e Estados reuniam-se na cidade de Olímpia para a realização de várias competições esportivas. O evento era por isso chamado de Jogos Olímpicos ou Olimpíadas. Os jogos funcionavam como uma celebração em honra a Zeus, o mais importante deus grego. O evento incluía provas de diversas modalidades esportivas, muitas delas ainda hoje praticadas em todo o mundo, como corridas, saltos, arremessos e lutas corporais. Para a Grécia, os Jogos Olímpicos tinham tamanha importância que chegavam a interromper as guerras entre as cidades, num ritual conhecido por trégua sagrada. O argumento era para não prejudicar a realização das competições.
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é a letra e). O desenvolvimento dos jogos olímpicos é muito interessante pois percebemos que ao longo da história, a competição em diferentes modalidades é inata a realidade humana. As olimpíadas é apenas uma forma organizada que busca de fato organizar e deixar as disputas de maneira justa.
Os imperadores muitas vezes participavam de diferentes provas para satisfazerem sua vaidade de modo que os mesmos disputavam diferentes provas, o que é muito interessante pois isso é muito destoante com a realidade olímpica atual.
Explicação:
Resposta:
Letra D
Explicação:
Com a dominação grega pelos romanos os jogos foram proibidos e o esporte era usado pelos romanos dentro da política de pão e circo, talvez a mais antiga manobra de massa utilizando o esporte.