• Matéria: História
  • Autor: bolachadanix
  • Perguntado 5 anos atrás

*PRECISO DA RESPOSTA URGENTEMENTE* O primeiro que respoder vai ser marcado xomo melhor resposta
●●●●●●
Os processos de desenvolvimento do capitalismo e da industrialização caminharam praticamente juntos a partir da segunda metade do século XVIII. Para compreender suas formas de funcionamento é preciso conhecer seus elementos fundamentais.

O funcionamento do capitalismo industrial nos séculos XVIII e XIX foi caracterizado pelo

acelerado processo de separação entre os proprietários dos meios de produção e os proprietários da mão de obra.

acentuado desenvolvimento de produção manufatureira, em que o trabalhador dominava todo o processo da cadeia produtiva.

crescimento das pequenas propriedades agrícolas familiares, responsáveis pelo abastecimento dos mercados internacionais.

recuo dos mercados consumidores, pois muitos países adotaram medidas para preservar e fortalecer seu comercio interno​


bolachadanix: sabe a resposta?
marcellyasena1708200: q?
marcellyasena1708200: na onde estava a pergunta?
marcellyasena1708200: hein?!
bolachadanix: no comentario da sua resposta
bolachadanix: coloquei lá
marcellyasena1708200: ata
bolachadanix: desculpa
marcellyasena1708200: vou ver
bolachadanix: ok

Respostas

respondido por: marcellyasena1708200
6

O desenvolvimento industrial na Inglaterra ainda foi fomentado com a expulsão de um grande contingente de camponeses da zona rural, em um fenômeno ocorrido em meados do século XVIII e conhecido como cercamentos. Com os cercamentos, os camponeses foram expulsos de suas terras para a produção agropecuária, sendo obrigados a se deslocarem para as cidades.

Com isso, houve um crescimento urbano vertiginoso no Reino Unido, aliado ao processo de industrialização. Mas as condições de vida e trabalho eram péssimas. Os trabalhadores laboravam e habitavam locais insalubres e recebiam baixos salários. Dessa situação resultaram greves e lutas por melhores condições de vida, em casa e nas empresas. Os burgueses foram obrigados a aceitar algumas reivindicações e a reprimir duramente outras. Dessa experiência, os trabalhadores puderam desenvolver uma consciência econômica e política de sua situação social, formando-se enquanto uma classe social específica, o operariado. A partir desse confronto cotidiano entre burguesia e operariado foi se desenvolvendo a sociedade capitalista, dando fôlego à Revolução Industrial.

Durante o século XIX, novos mercados consumidores e de fornecimento de matérias-primas foram conquistados no que se convencionou chamar de imperialismo. Por outro lado, novos países investiram na industrialização, principalmente na Europa Ocidental e os EUA, ampliando o espaço geográfico da Revolução Industrial. Com as descobertas do petróleo e outros produtos na área química, bem como a eletricidade e o aço, um novo surto industrial se verificou no final do século XIX, conhecido como Segunda Revolução Industrial.

Esse avanço tecnológico foi também uma resposta às lutas dos trabalhadores no século XIX, que pretenderam melhores salários e participação política, sendo que as lutas por esses objetivos foram vencidas também com melhorias salariais, que tornavam necessário o aumento da produtividade para serem recuperadas, em novo nível de acumulação de capital.

O capitalismo continua se desenvolvendo até os dias atuais, como consequência da primeira Revolução Industrial. Uma Terceira Revolução Industrial é apontada com o aprimoramento da tecnologia informacional, principalmente depois da década de 1970


bolachadanix: qual que é a resposta?
anapaulamartinsp83: tbm qr saber
marcellyasena1708200: acho que tiraram
Perguntas similares