Nativa do Brasil, a Triplaris brasiliana é conhecida populamente como “pau-de-novato” ou “pau-formiga”. É uma árvore de porte ereto e retilíneo e apresenta exuberantes flores em tons rosa-avermelhados. O interior de seu tronco oco serve de abrigo para formigas e estas protegem a árvore dos ataques de predadores e de outras plantas, como o cipó-chumbo. O cipó-chumpo, Cuscuta racemosa, perdeu a capacidade de realizar fotossíntese (pois não possui clorofila), então consegue alimento sugando a seiva de outras plantas através de suas finíssimas raízes. Segundo o trecho acima, pau-formiga estabelece relações ecológicas interespecíficas com diferentes organismos. Marque a alternativa que representa, respectivamente, as relações ecológicas que ocorrem segundo os item I e III. Na sequência, assinale a alternativa correta:
Respostas
Explicação:
B= protocooperação, herbivorismo e parasitismo
1) A resposta correta sobre as relações ecológicas que ocorrem é a letra A) Protocooperação, herbivorismo e parasitismo.
A relação entre o pau-formiga e as formigas se configura como uma relação de protocooperação já que é uma relação entre espécies diferentes onde as duas se beneficiam, porém, não é uma relação obrigatória já que cada uma delas pode viver perfeitamente bem sem essa relação.
Já o pau-formiga e seus predadores configuram uma relação de herbivorismo já que o pau-formiga é uma planta e os seus predadores são animais que se alimentam dela. Essa relação é boa para o animal, já que ele se alimenta, e ruim para a planta pois ela é o alimento.
Entre o pau-formiga e o cipó de chumbo há uma relação de parasitismo, já que como o cipó-de-chumbo não consegue fazer fotossíntese ele sobrevive sugando a seiva do pau-formiga, o que não trás nenhum benefício a ele.
Espero ter ajudado, bons estudos :)