Respostas
Resposta:
As formigas são insetos pertencentes à família Formicidae da ordem Hymenoptera.[1][2] São insetos particularmente populares por serem muito comuns e tidos como altamente organizados. De fato, figuram entre os animais que atingiram um grau de organização biológica chamado de eusocialidade.[3] Todas as formigas são insetos eusociais, assim como diversos outros himenópteros como algumas vespas e abelhas. São descritas cerca de 13.500 espécies [4] distribuídas por 334 gêneros em 17 subfamílias. Formigas podem ser encontradas por todas as regiões do planeta, exceto nos polos. As formigas podem ser consideradas como o grupo de animais de maior sucesso ecológico, considerando-se que representam de 15% a 20% de toda a biomassa animal vivente.[5] De fato, estima-se que o peso de todas as formigas do planeta supera o peso de toda a humanidade.[6][7] Assim, estima-se que existam 1016 formigas (dez quatrilhões) na Terra.[8]
O estudo das formigas denomina-se de Mirmecologia sendo uma área especializada de estudos em que o Brasil tem uma atuação de grande destaque científico internacional[9].
Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra tenha se dado durante o período Cretáceo (há cerca de 140 milhões de anos), passando por um grande evento de diversificação durante o período Jurássico com o aparecimento de linhagens de plantas com flores.
Explicação:
espero ter ajudado ♥
Formigas
As formigas são insetos são animais invertebrados que pertencem à família Formicidae da ordem Hymenoptera. São insetos particularmente populares por serem muito comuns e tidos como altamente organizados.Esses insetos habitam todos os continentes, exceto os polos.
Acredita-se que surgiram na planeta durante o período Cretáceo, há mais de 140 milhões de anos, e começaram a se diversificar paralelamente com as plantas com flores há 100 milhões de anos
Características das formigas
As formigas possuem uma divisão própria e seus corpos são organizados em três partes: cabeça, mesossoma e metassoma.
• Cabeça: nessa região estão localizados os órgãos sensoriais (antenas, olhos, ocelos) e a mandíbula;
• Mesossoma: nessa região são encontradas as pernas e asas, quando existem. Em cada perna há uma garra, que auxilia a formiga a escalar e se pendurar em objetos;
• Metassoma: composto pela cintura e gáster. Neste último, estão as aberturas anais, do aparelho reprodutivo e a glândula responsável pela comunicação.
Organização Social
Assim como as abelhas e os cupins, elas são insetos sociais, ou seja, organizam-se em sociedade e realizam uma divisão de tarefas.De modo geral, elas organizam-se em três castas:
- Rainhas: vivem de 10 a 20 anos e são responsáveis pela continuidade da espécie, pois são as únicas que podem se reproduzir. Um formigueiro não tem necessariamente uma rainha, o número varia de acordo com a espécie.
- Machos: têm um curto período de vida, que varia de semana até anos. Eles exercem nenhum função no formigueiro e servem apenas para copular com a rainha, depois disso morrem.
- Operárias: todas são fêmeas estão em maior quantidade na colônia. Elas são responsáveis pela construção, manutenção e segurança do formigueiro, além disso elas cuidam da rainha e da sua prole.
Alimentação
Grande parte das formigas são onívoras, isto é, nutrem-se com vegetais, animais ou restos de alimentos humanos. As carnívoras comem animais mortos e secreções de insetos vivos. Já as herbívoras se alimentam principalmente de seiva, néctar ou fungos.
Reprodução
Apenas as formigas rainhas e os machos possuem asas, característica essencial para o processo de acasalamento no ar. Quando o macho fecunda a rainha, ela deposita seus espermatozoides em um reservatório interno chamado de espermateca. Após a cópula, as asas delas caem. Quando chegam ao chão, elas procuram um local seguro para depositar os ovos e então formam uma nova colônia no formigueiro.
Inicialmente, os ovos colocados pela rainha servem apenas para a sua própria alimentação. Os próximos, chamadas de ovos de desenvolvimento, podem se transformar em dois tipos de indivíduos: as fêmeas, que são diploides e os machos, que correspondem aos óvulos não fecundados, consequentemente, haploides.
Todas as formigas têm o mesmo ciclo dedesenvolvimento e passam pelas fases de ovo, larva, pupa e adultos.
Espero ter ajudado ^^
Bons estudos \(^-^)/
Ass:gabi ou pandinha ❤
Não coube tudo o resto tá nos comentarios ^-^