Respostas
Resposta:
Em 1951 se iniciou o segundo governo de Vargas
A volta de Vargas ao poder representou novamente a intervenção do Estado na economia, tentativa de abertura ao capital estrangeiro
Os investimentos incidiram principalmente nas indústrias de base. A ação mais notória foi a criação da Petrobras, em 1953. Com o slogan: “O petróleo é nosso!” criou ainda o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), em 1952 com o objetivo de garantir os investimentos necessários aos projetos econômicos.
Com o aumento da inflação os trabalhadores passaram a realizar grandes greves nas principais cidades do país em 1953, cerca de 300 mil trabalhadores paralisaram as atividades em São Paulo e Rio de Janeiro
A pressão popular levou Getúlio Vargas a nomear como ministro do trabalho João Goulart, o Jango, um político ligado aos meios sindicais.
A principal medida tomada por Vargas no âmbito trabalhista foi o aumento de 100% do salário mínimo, em 1954.
Em 5 de agosto de 1954, ocorreu um atentado contra Carlos Lacerda. O jornalista foi ferido na perna, mas seu guarda-costas, Rubens Florentino Vaz, major da Força Aérea, foi morto. As suspeitas envolviam o chefe da guarda pessoal de Vargas, Gregório Fortunato, o que levou os opositores a apontarem Vargas como mandante do atentado.
A UDN e alguns setores do exército pressionavam pela saída de Vargas do poder. Sua opção foi o suicídio, realizado na manhã de 24 de agosto de 1954, com um tiro no coração.