Respostas
Resposta:
As funções mais significativas das florestas de montanha são a retenção de água e a proteção contra a erosão. Além disso, elas têm um papel importante no clima regional. A vegetação é capaz de absorver a água da chuva como uma esponja. Especialmente no caso das florestas de montanha tropicais, a alta taxa de pluviosidade é devolvida lentamente ao meio ambiente em forma de nascentes, córregos e rios.
Com isso, elas garantem uma distribuição uniforme de água ao longo do ano e protegem o solo da erosão. Ao mesmo tempo, as florestas ajudam a resfriar o ar e, assim, contribuem para manter agradável a temperatura da região.
Nas florestas de montanha, a composição de espécies – tanto do reino animal, quanto do vegetal – é completamente diferente da das planícies. Nas montanhas há espécies especialmente adaptadas, que não existem nas áreas planas.
Em função da paisagem desnivelada e das variadas zonas de temperatura, tem-se um número muito mais elevado de habitats diferenciados – que também podem ser bem pequenos. Isso cria ilhas de biodiversidade, dotadas de espécies extremamente específicas.
Explicação:
espero ter ajudado!