Portugal não tinha dinheiro para empreender a colonização. A solução foi recorrer à iniciativa privada, utilizando a sesmaria e a carta foral. Identifique que solução seria essa e explique sua resposta
Respostas
Resposta:
A solução adotada pelos portugueses em colonizarem efetivamente o território descoberto nas Américas foi a criação das Capitanias Hereditárias.
Explicação:
A crise de Portugal impedia que uma colonização efetiva fosse arquitetada pela coroa pois todo o investimento na época estava indo para as navegações indo para a índias, foco principal do início dessas grandes navegações do século XV.
Com tudo, o Rei criada as chamadas Capitanias Hereditárias que seriam divisões feitas nessas novas terras e que seriam doadas para a baixa nobreza, através das Cartas de Doação, junto com a carta Floral que possuía algumas balizas para que esse nobre, que seria conhecido como capitão donatário, pudesse explorar economicamente.
Essa balizas eram
- Fundar uma vila para a proteção do território contra os invasores que estavam cada vez mais comuns devido a não aceitação da divisão do mundo entre Portugal e Espanha.
- A construção de engenho de açúcar pois nessa época era o produto em expansão e que se tornaria a base econômica de Portugal.
- A doação de sesmarias para o plantation das monoculturas
Mas no decorrer da história vemos que esse sistema de Capitanias Hereditárias não foram bem sucedidas pois esses nobres não possuíam experiência administrativa, algumas brigas internas e a dificuldade de importo o trabalho compulsório aos índios. No começo somente duas capitanias deram certo devido a sua maneira mais branda de tratar os nativos que foi São Vicente e Pernambuco.