O "Transportation Hub" (terminal de transportes) é concebido no nível da rua como uma estrutura isolada situada entre o eixo ao longo do sul da praça "Wedge of Light".(...). A estrutura elíptica em arco - o Oculus - (FIGURA 1) tem aproximadamente 24,8 metros de gabarito, 88 metros de comprimento e 29 metros de largura no seu ponto mais largo. As costelas de aço estrutural que formam o Oculus se estendem para cima, como asas abertas, para formar um par de baldaquinos que se elevam a uma altura máxima de 42,6 metros.
O acesso ao Oculus é proporcionado por duas entradas localizadas em nós leste e oeste do eixo central do edifício. As entradas se abrem em aterrizagens de escadas simétricas com elevadores cilíndricos de vidro. A partir deste nível, os visitantes descem aproximadamente 5,5 metros ao nível de Confluência Superior onde o espaço elíptico interior abre suas máximas dimensões (aproximadamente 10 x 54 m), e onde os visitante tem acesso ao MTA1, a R e as linhas do metrô E, Tower 2, 3 e 4, assim como galerias comerciais (FIGURA 2).
Da Confluência Superior, os visitantes descem outros cinco metros por escadas mecânicas, elevadores e escada no nível da Confluência. Este nível é o principal de vendas ao público e oferece conexões pedonais ao centro de transportes de Fulton pelo leste, o PATH Hall e Brookfield Place ao oeste, além da rua Liberty ao sul. Do nível da Confluência - 40m sob o ápice dos 83 m com a clarabóia operável do Oculus - os visitantes podem olhar para cima num espaço sem colunas (FIGURA 2) (ARCHDAILY, 2016).
O projeto da estação intermodal, realizada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava na cidade de Nova Yorque, estabelece uma relação entre a forma arquitetônica e a estrutura, que pode ser resumida como:
Escolha uma:
a.
a forma arquitetônica e sua estrutura estabelecem uma relação simbiótica, onde a função primordial de estabilidade predial dos elementos estruturais, camuflam-se com a leveza das suas linhas formais compositivas. CORRETO (corrigido pelo ava)
b.
a relação de dependência estabelecida entre a forma de arquitetura e a estrutura predial, potencializa as possibilidades de incorporar a função formal à estrutura, ainda que seja necessário repetir elementos a fim de garantir a estabilidade da edificação.
c.
elementos estruturais e elementos arquitetônicos estabelecem uma relação ambígua, onde a função primordial de estabilidade predial dos elementos estruturais, camuflam-se com a disposição repetitiva de suas linhas formais compositivas.
d.
os elementos de estrutura perdem a função essencial de estabilidade, estabelecendo uma composição de arquitetura onde os princípios compositivos são deixados de lado em detrimento da supervalorização estrutural.
e.
a edificação como um todo potencializa a estrutura predial, esquecendo de estabelecer uma relação hierárquica essencial, que delimita onde incia e termina a atuação de cada personagem: arquitetura e estrutura.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
forma arquitetônica e sua estrutura estabelecem uma relação simbiótica, onde a função primordial de estabilidade predial dos elementos estruturais, camuflam-se com a leveza das suas linhas formais compositivas.
Explicação:
está conferido
respondido por:
1
Resposta:
forma arquitetônica e sua estrutura estabelecem uma relação simbiótica, onde a função primordial de estabilidade predial dos elementos estruturais, camuflam-se com a leveza das suas linhas formais compositivas.
Explicação: Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás