TEXTO - TEORIAS RACISTAS SEC. XIX E XX
Enquanto ocorria a corrida imperialista, pensadores europeus desenvolveram uma teoria, chamada mais tarde, de Darwinismo Social.
Segundo essa teoria raças humanas passam por uma longa evolução e só as mais aptas sobrevivem. Na luta pela vida, as "raças superiores" triunfam. Essa teoria esta apoiada em duas ideias equivocadas: A primeira é a de que existem raças humanas e a segunda e a que a "raça branca" é superior a "raça negra", a "raça amarela" e aos mestiços.
Hoje não se aceita mais a existência de raças humanas, nem a superioridade de um povo sobre outro. Hoje se sabe que existe uma raça, a raça humana, e sabe-se também que nenhum povo é superior a outro. No século XIX porém, o Darwinismo social foi considerado científico e serviu para justificar a dominação imperialista.
Com base nesta e em outras teorias racistas os lideres europeus diziam ter o dever de civilizar os demais povos, levar a eles o progresso e "Bons" costumes, isto é seus valores. Em outras palavras , diziam ter uma missão civilizadora para com os "povos de cor". Essa missão segundo eles, era o "fardo do homem branco"
1 - Segundo o texto a cima os pensadores europeus desenvolveram uma teoria que ficou conhecida como Darwinismo social.. Assinale a opção que contem informações corretas sobre o Darwinismo social:
(A) A "raça negra", a "raça amarela" e os "mestiços" são raças superiores a "raça branca"
(B) Na luta pela a vida, as "raças superiores" triunfam sobre as "inferiores"
(C) Todos são iguais perante a lei dos homens e de Deus
(D) Hoje não se aceita mais a existência de raças ou de superioridade de um povo sobre outro
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Estou em dúvida na D e na C
desculpa
respondido por:
0
espero ajudar bons estudos
Resposta:
letra D
Explicação:
minha pergunta é parecida com a sua
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás