• Matéria: Sociologia
  • Autor: tyta0009
  • Perguntado 5 anos atrás

Responda:
1 – O que o autor quis dizer sobre crise da cultura no ocidente?

2 – Como ele afirma a dependência entre sociedade e cultura?

3 – Como ele coloca a análise da cultura?

4 – Qual o papel das elites na crise da cultura?

5 – Como o autor descreve o surgimento da cultura de massas?


DuduEnrico: cade o texto meu amigoi
tyta0009: pera, é grande kksks
tyta0009: O tema do momento é a crise de cultura no ocidente. Artigos, ensaios e profundas análises sociológicas têm sido escritos sôbre os aspectos e as graves consequências da mudança; poucos autores, entretanto, viveram tão de perto o drama da transição como Karl Mannheim, que conheceu na Alemanha totalitária o rebento espúrio do liberalismo e viu pessoalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos outro lado do desenvolvimento da sociedade liberal-democrática.
tyta0009: Por isso tem especial interesse para nós um de seus ensaios (“As Causas da Crise Contemporânea da Cultura”, in Libertad y Planificación”), em que analisa a crise da cultura nas sociedades liberais-democráticas, partindo de dados fornecidos pela sociologia.
tyta0009: Há uma estreita dependência entre sociedade e cultura, entre estrutura social e vida intelectual (Mannheim toma o termo neste sentido restrito), de modo que qualquer modificação ou transformação sofrida pela primeira, reflete-se nas esferas da segunda.
tyta0009: vou postar foto, mais fácil mds

Respostas

respondido por: jhonnatassantos
3

Resposta:

Resposta da Questão 1

Falar sobre Heidegger é, inevitavelmente, falar sobre o Ser. Através da necessidade por ele levantada de perguntar sobre o sentido do Ser e de ver marcada na cultura vigente um atitude niilista, desenvolverei neste trabalho a partir dessa pergunta e amparado em seus ensaios ‘A questão da técnica’ e ‘Construir, habitar, pensar’ as ideias do autor acerca da crise do pensar ocidental.


aviador71: e as outras cadê?
Perguntas similares