TEXTO I
Lei no4.897, de 9 de dezembro de 1965.
Faço saber que o congresso decreta e eu sanciono a seguinte lei.Art. 1o: Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes, é declarado o patrono cívico da nação brasileira. Art. 2o: As Forças Armadas, os estabelecimentos de ensino, as repartições públicas e de economia mista, [...] homenagearão [...] com festividades, no próximo dia 21 de abril, efeméride comemorativa de seu holocausto, a efígie do glorioso republicano. [...]
Gal. Humberto de Alencar Castelo Branco, dezembro, 1965.
TEXTO II
Em 1792 matava-se um homem [Tiradentes] que alimentava a esperança de libertar-nos do jugo. Em 1964 o que se premeditava com planos monstruosos em início de execução era o esquartejamento da pátria, a guerra fratricida que terminaria no opróbrio da subordinação do Brasil ao imperialismo soviético. Graças a Deus o grande crime não se consumou. Demonstramos estar possuídos de todo o vigor para enfrentar a tentativa de aniquilamento. E a liberdade sonhada por Tiradentes, herói do nosso culto, encontrou nos soldados de Caxias sua fortaleza invulnerável. Mais uma vez a liberdade foi salva.
Gal. Arthur da Costa e Silva, 21 de abril de 1964.
A figura de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, sofreu grandes transformações e usos ao longo da história. Explorado também ao longo da Ditadura Militar (1964 – 1985), sua imagem foi
A) censurada dentro de estabelecimentos públicos e privados de ensino por meio de decretos.
B) associada à construção de uma pátria, à moralidade cristã e contra as liberdades políticas.
C) veiculada como exemplo pútrido de associação ao comunismo e à revolução.
D) apropriada e ressimbolizada como instrumento propagandista de legitimação dos militares.
E) desestimulada por representar a insubordinação à ordem e à hierarquia das forças armadas.
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Nose
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JAJAJA DAME CORONA
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D) apropriada e ressimbolizada como instrumento propagandista de legitimação dos militares.
Explicação:
Grande parte do triunfo da Ditadura Militar deu-se a partir da construção de um imaginário social, no qual os militares representariam o bem, as liberdades individuais e a democracia, enquanto o comunismo seria o lado das sombras e da ditadura, contrariamente. Fortemente cultuados dentro dos livros didáticos e nos manuais de Moral e Cívica, Tiradentes e a Inconfidência Mineira tiveram suas imagens amplamente difundidas como meio de garantir a legitimidade do período ditatorial.
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