Respostas
Resposta:
O presente trabalho reúne informações sobre o processo de aplicação esportiva introduzida na primeira infância iniciado pelas brincadeiras despretensiosas, seguida por jogos, partindo para uma prática esportiva, que por fim, explora e gera habilidades específicas de programa de treinamento de alto rendimento e performance profissional. Avaliando esse processo é necessário entender até que ponto as crianças podem assumir esse compromisso com o esporte profissional e ainda permanecerem crianças em suas outras atividades do dia a dia fora do compromisso esportivo.
Dentre as teorias sobre as fases de desenvolvimento motor e aprendizagem motor, as explicações de Gallahue e ozmun e de Jean Piaget são algumas das mais conhecidas na literatura.
Segundo Piaget (2010) existem quatro estágios de desenvolvimento, sendo eles: estágio sensório-motor (de 0 a 2 anos); estágio pré-operatório (de 2 a 7 anos); estágio das operações concretas (operacional concreto – de 7 a 12 anos) e estágio das operações formais ( lógico-formal – de 12 anos a fase adulta).
Para Gallahue e Ozmun (2005), o desenvolvimento é dividido também em quatro fases, porém subdivididas em vários estágios, sendo elas: fase motora reflexa (até 4 meses: estágio de codificação de informações – de 4 meses à 1 ano: estágio de decodificação de informações); Fase de movimentos rudimentares (até 1 ano: estágio de inibição de reflexos – de 1 à 2 anos estágio de pré-controle); Fase de movimentos fundamentais (de 2 à 3 anos: estágio inicial – de 4 à 5 anos: estágio elementar – de 6 à 7 anos: estágio maduro); Fase de movimentos especializados ( de 7 a 10 anos: estágio transitório – de 11 a 13 anos: estágio de aplicação – de 14 anos em diante: estágio de utilização permanente).
A educação física infantil é o primeiro contato que a criança terá com a atividade física e esse contato se dá por meio de desafios corporais, cognitivo, afetivo e motor. A criança não aprende apenas a explorar seu corpo, como também é o início da socialização e o corpo se torna a entrada para o avanço de suas habilidades através de ações motoras que geram diferentes desafios e contribuem para esse desenvolvimento.
A iniciação esportiva é a introdução de uma atividade física através de um esporte, portanto, não deve ser rigorosa e nem exigir perfeição. Deve ser uma prática saudável, prazerosa, que explore a criatividade, desenvolva as habilidades motoras, a sociabilidade e principalmente agradável para que o indivíduo seja estimulado a praticar uma atividade física.