PFV GENTE
Na sua opinião, hoje existem políticas semelhantes à política do Pão e Circo? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:1. [UFAL]
A fim de controlar as inúmeras revoltas dos escravos e o descontentamento popular entre os plebeus, o Imperador romano Otávio Augusto adotou a seguinte medida:
a) A criação do Primeiro Triunvirato e a concessão de cidadania aos plebeus.
b) Redividiu as terras e criou novas colônias para acabar com a desocupação da plebe urbana e atraí-la para o trabalho rural.
c) Determinou que os latifundiários fossem obrigados a empregar pelo menos um terço dos trabalhadores livres.
d) Usou uma política chamada pelos romanos de Pão e Circo, na qual o governo organizava os espetáculos públicos onde se distribuía porções de trigo à população.
e) A criação em 493 a.C., do Tribunato da Plebe, assembleia formada exclusivamente por plebeus.
Resposta: d
Justificativa: a política do pão e circo surgiu na Roma imperial, com Otávio Augusto. Seus sucessores também se inspiraram no primeiro imperador para continuar reproduzindo esse tipo de política.
2. [UEL]
A expansão imperial romana resultou, a partir do século I d.C., na utilização do trabalho escravo em grande escala e no aumento significativo do número de plebeus desocupados, aos quais se juntaram levas de pequenos agricultores arruinados. Isso incrementou o êxodo rural e provocou o inchamento das cidades, especialmente de Roma. Para amenizar o problema social dessas massas, o Estado passou a dar-lhes subsídios. Essa política caracterizou-se pela distribuição de:
a) Terras para os desocupados, caracterizando uma verdadeira reforma agrária, conhecida como a política agrária, de Licínio.
b) Dinheiro para a aquisição de roupas e alimentos, combatendo a inflação que assolava a República, provocada pela política de Tucídides.
c) Grãos a preços baixos e espetáculos públicos gratuitos, conhecida como a política do pão e circo, de Augusto.
d) Sementes, instrumentos agrícolas e escravos para o cultivo de terras na Sicília e no norte da África: a política de colonização, de Suetônio.
e) Escravos para estimular a agricultura da Península Ibérica, conhecida como a política agrícola, de Cláudio.
Resposta: c
Justificativa: o cenário de crise que o império romano avistava necessitava de alguma solução. Com isso, o imperador instituiu a política do pão e circo para distrair a camada mais pobre dos problemas sociais. Essa atitude é utilizada hoje como metáfora para políticas parecidas adotadas por governantes ou candidatos para eleições na atualidade.
Explicação: