Respostas
Resposta:
O povoamento do Brasil Central foi iniciado a partir do desenvolvimento da navegação fluvial na bacia do Paraguai, no século XVI, quando os espanhóis procuravam riquezas minerais, com destaque para as nascentes do rio Aquidauana e a foz do rio Miranda.
As bandeiras portuguesas alcançaram o atual estado do Mato Grosso a partir da 2ª metade do século XVI, e no início do século XVII descobriram jazidas de ouro na região de Cuiabá, no Mato Grosso, e no sul de Goiás. A busca incessante pelas riquezas minerais comprometia até mesmo o desenvolvimento da lavoura de subsistência, inclusive pela proibição da coroa em realizar a atividade mineradora, no ano de 1732. A mineração só poderia ocorrer sob a supervisão da coroa portuguesa.
Explicação:
A região Centro-Oeste do Brasil era primeiramente habitada por indígenas, assim como todo o resto do Brasil. Passado algum tempo, chegaram os Bandeirantes atrás de ouro, que levaram mais população e construíram as primeiras vilas da região, sendo elas Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, atualmente a cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso; Meia Ponte, atual Pirenópolis e Vila Boa, atual cidade de Goiânia, estado de Goiás. Ainda hoje a região é uma das menos habitadas do Brasil, porém esta registrou crescimento quando a capital federal foi transferida para Brasília, no ano de 1960, em obra realizada pelo então presidente Juscelino Kubitschek e arquitetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.