Respostas
Resposta:
Os esforços do passado criaram produzindo bens de consumo e até mesmo tecnologia de ponta. Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
A Revolução Industrial foi sucedida pelo desenvolvimento das atividades fabris e da produção de bens de consumo de forma extraordinária e isso é sentido mesmo no Brasil, onde operam diversas organizações desse tipo. Você sabe quais são as principais indústrias do Brasil e como operam?
Isso é importante para entender como funciona o mercado brasileiro em relação à produção industrial, assim como analisar quais os setores mais promissores e até mesmo as melhores formas de fechar negócios com essas empresas.
Abaixo, preparamos para você uma explicação quanto às classificações industriais, assim como apontamos quais são as organizações fabris que mais se destacam no território brasileiro. Confira!
Indústrias no Brasil: Um breve apanhado histórico
Por muito tempo o Brasil se dedicou somente ao desenvolvimento industrial primário, concernente à produção agropecuária e ao extrativismo vegetal, mineral e animal. Nesse caso, o país se dedicava à produção e extração de matérias-primas que poderiam ser faturadas por outros tipos de indústrias.
Pode-se afirmar que o maior desenvolvimento da indústria nacional ocorreu, realmente, a partir de 1930, embora esforços tenham sido vistos desde 1808, quando a família Real Portuguesa se estabeleceu no Brasil e procurava formas de abastecer economicamente a colônia de forma a permitir seu sustento.
A partir do século XX, os lucros obtidos com a indústria de café permitiram maiores investimentos industriais, o que foi reforçado pela chegada de milhares imigrantes ao país. Estes já possuíam experiência de trabalho em fábricas que já operavam a todo vapor na Europa.
Finalmente, um empurrão decisivo para esse desenvolvimento foi a dificuldade de importação de bens durante a Primeira Guerra Mundial, em que diversos países europeus estavam comprometidos. A necessidade de bens e a impossibilidade de comprá-los de fora auxiliou em muito no aumento produtivo industrial brasileiro, dando início ao desenrolar das indústrias brasileiras.
A partir de então foi possível ver o verdadeiro desenvolvimento industrial no Brasil. Inicialmente, a siderurgia e outras usinas ganharam espaço, sendo sucedidas pela adição de fábricas de bens duráveis e não duráveis.
Quais são as principais indústrias brasileiras?
Atualmente a produção industrial brasileira é grande e responsável por empregar milhões de brasileiros. Cabe destacar que a variedade de organizações é acompanhada pelos inúmeros tipos de produções que são realizados tanto por empresas de origem nacional quanto por estrangeiras que possuem filiais e produções no Brasil.
É possível citar alguns ramos nos quais o país se destaca. Confira quais são eles na lista que fizemos abaixo!
Petrobrás: Principal representante da indústria brasileira. Possui natureza estatal e não só realiza a extração de minérios e petróleo como produz combustíveis ao mesmo tempo em que estuda novas formas de desenvolvê-los;
Vale: empresa que inicialmente era pública e hoje é privada, a Vale também é especializada na produção energética;
Volkswagen: Primeira da nossa lista que não possui origem brasileira, mas alemã, essa é uma das principais indústrias do Brasil na medida em que realiza grandes operações na produção de veículos diversos;
Fiat: Assim como o item anterior, corresponde ao setor de auto indústria que nada mais é do que a produção de veículos automotores no Brasil;
AmBev: Essa é uma gigantesca do ramo alimentício que produz inúmeros tipos de bebidas e outros bens de consumo relacionados à alimentação;
Bunge Alimentos: Outra das indústrias que não poderia ficar de fora, a Bunge é responsável pela produção de alimentos dos mais diversos tipos. Eles são correlacionados à produção agroindustrial brasileira.