AJUDA POR FAVOOR b. “De 1531 a 1772 as_____________________________ exploraram as regiões desconhecidas do Brasil. Não me refiro a esse pano colorido que é um símbolo, mas sim às expedições que saíam a desbravar os sertões.”
1 ponto
c. “No momento em que descrevo esta cena, estou no ano de _________. O meu rádio noticia voos estratosféricos, conta maravilhas da televisão. E a um anúncio de sabonete segue-se uma sinfonia de Beethoven.”
1 ponto
d. “Naquela mesma tarde de ____________, José do Patrocínio levou ao Marechal Deodoro da Fonseca um manifesto declarando que o povo havia proclamado a República.”
1 ponto
6 - Uma das maiores proezas do Tibicuera foi realizada durante a invasão dos holandeses ao Recife em 1629. Descreva-a com suas próprias palavras:
1 ponto
7 - Zumbi é um vulto histórico ao qual Tibicuera atribui grande importância. Por quê?
1 ponto
a. se destacou na guerra contra os piratas franceses
b. ajudou a expulsar os holandeses do Recife
c. fundou o quilombo dos Palmares onde os escravos negros lutaram por sua liberdade
d. foi um elemento importante na proclamação da Independência
8 - Utilize as lacunas para identificar as personagens históricas a que se referem os textos abaixo transcritos:
Escreva a palavra adequada, conforme o texto lido:
a) “____________________ me contou as maravilhas do mundo. Com desenhos riscados na areia e palavras simples ele me explicou o que era uma ilha, um continente, um cabo. Fiquei também sabendo que do outro lado do grande mar existiam outras terras, outras nações com povos de pele, cara e costumes diferentes dos das nossas tribos.”
1 ponto
b) “A Companhia das Índias Ocidentais mandou para o Brasil o Conde ________________________ para governar a colônia e garantir a sua posse para a Holanda. Em 1637 ele chegou a Pernambuco.”
1 ponto
c) “À medida que falava, ______________________ ia se exaltando de tal forma que por fim já havia lágrimas em seus olhos. Disse-me que os brasileiros viviam esmagados pelos impostos. Vila Rica não progredia, era até chamada Vila Pobre. Outros países já se tinham livrado de seus opressores. (...) Por que não podíamos nós também ser uma nação independente?”
1 ponto
leia esse trecho do texto:
“...travei relações com homens inteligentes e entusiastas, alguns deles muito jovens. Lembro-me de Quintino Bocaíuva, Silva Jardim, Rui Barbosa, Campos Sales, Demétrio Ribeiro, Joaquim Nabuco, Assis Brasil, Eduardo Wandenkolk...”
9-O vínculo comum entre todas estas figuras com as quais Tibicuera entra em contato numa determinada fase da História do Brasil é:
1 ponto
a. a luta pela proclamação da Independência
b. a Guerra do Paraguai
c. a abdicação de D. Pedro I
d. a proclamação da República
10 - Num determinado momento da narrativa, Tibicuera se afasta da vida guerreira, afirmando que “comecei a amar de verdade os livros”. O que o leva a este contato com a cultura é:
1 ponto
a. a biblioteca pública fundada por D. João VI no Rio
b. a sua ligação com os participantes da Inconfidência Mineira
c. o longo período de prisão como escravo
d. a sua participação na Campanha do Prata
11 - Ao final da narrativa, o herói diz que “hoje sou um homem civilizado e sereno que não gosta de ver sangue, que não pratica a violência e que procura ter boa vontade, tolerância e compreensão para com o próximo”. Daí pode-se concluir que o romance propõe:
1 ponto
a. uma mensagem otimista em relação ao destino humano
b. uma certa descrença em relação ao progresso do indivíduo na sua História
c. um sentido pessimista da evolução humana vista através das aventuras de Tibicuera
12. Utilize o espaço abaixo para redigir a sua opinião sobre este romance de Erico Verissimo.
1 ponto
alessandra34357:
por favor gente
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1:as bandeiras ,o resto eu não sei Desculpa
Explicação:
Genteeee eu tambem preciso
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás