• Matéria: Português
  • Autor: gabyyalvessc
  • Perguntado 5 anos atrás

B) Observe novamente o trecho:
"Deollindo recusou a princípio; disse que se ia embora, levantou-se e deu alguns passos na sala. Mas o demônio da esperança mordia e babujava o coração do pobre diabo, e ele voltou a sentar-se [...]"

A conjunção "e" foi repetida três vezes no trecho acima. Qual relação a conjunção estabelece nas três ocorrências? O que essa repetição demonstra sobre o personagem Deolindo?

C) A conjunção "E" liga as orações em todas as suas ocorrências. O mesmo acontece com a conjunção "OU"? Justifique sua resposta.


gabyyalvessc: Gente preciso até amanhã, please é sériooooo

Respostas

respondido por: AC1969
1

B) Em todos os três casos, a conjunção "e" conecta orações, estabelecendo períodos formados por coordenação.

No trecho citado, o recurso das orações coordenadas e, especificamente, do "e" repetido serve para ilustrar a situação do personagem, que está mergulhado em dúvidas. O "e" enumera conflitos e ações contraditórias do personagem.

 

C) O "e" é a conjunção mais empregada em períodos formados por coordenação, como é o caso do excerto mostrado no exercício. O "ou" não é tão empregado nesta função, embora ela seja possível.

A forma "ou" é mais usada para estabelecer relações de sinonímia ou opção paradigmática, como por exemplo "estava alegre ou entusiasmado" ou "podia escolher alhos ou bugalhos".

 

Os períodos formados por coordenação

Períodos formados por coordenação são constituídos por duas ou mais orações, muitas vezes unidas pela conjunção "e", como ocorre no exemplo usado no exercício.

  • As orações coordenadas geralmente têm verbo.
  • Elas possuem todos os elementos de uma oração.
  • Encontram-se agrupadas como se tivessem sido coladas umas nas outras.
  • A união entre elas muitas vezes é dada pela conjunção "e".

 

Continue aprendendo sobre orações coordenadas aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/16830451

 

#SPJ1

Perguntas similares