Respostas
Resposta:
Após a I Guerra Mundial que o esporte começou a ser utilizado como ferramenta para reabilitação e inserção social da pessoa portadora de deficiência. No início a preocupação centrava-se em oferecer um tratamento aos indivíduos que sofreram traumas medulares durante o combate.
Explicação:
Resposta:
O Esporte Adaptado surgiu no início do século XX, de forma muito tímida. Na primeira década do século, iniciaram-se as atividades competitivas para jovens portadores de deficiências auditivas, especialmente em modalidades coletivas. Por volta de 1920, tiveram início as atividades para jovens portadores de deficiência visual, especialmente a natação e o atletismo.
Para pessoas portadoras de deficiências físicas, o início do esporte oficialmente se deu ao final da Segunda Guerra Mundial, entre 1944 e 1952, quando os soldados voltaram para os seus países de origem com vários tipos de mutilações e outras deficiências físicas.
As primeiras modalidades tiveram origem na Inglaterra e nos Estados Unidos. Na Inglaterra, por iniciativa do médico Ludwig Guttmann, indivíduos com lesão medular ou amputações de membros inferiores começaram a praticar jogos esportivos em um hospital em Stoke Mandeville.
Nos Estados Unidos, por iniciativa da PVA (Paralyzed Veterans of América), surgiram as primeiras equipes de basquetebol em cadeira de rodas e as primeiras competições de atletismo e natação.
Desde então, o esporte para portadores de deficiências físicas não parou de crescer e, desde 1960, ocorrem os Jogos Paraolímpicos, sempre alguns dias após e na mesma sede dos Jogos Olímpicos convencionais.
O esporte adaptado desde seus primeiros relatos, vem trazendo uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência. O esporte adaptado no Brasil surgiu para contemplar nossas pessoas com deficiência e desta forma foi fundado o clube dos paraplégicos, onde pessoas com diversas deficiências eram atendidas objetivando a reabilitação delas através do esporte. Um dos esportes disseminados é o basquete sobre rodas, na qual é uma modalidade paraolimpica, sendo que no Brasil tal modalidade é bem difundida e os torneios são distribuídos em todos os estados.
Em Presidente Prudente, o esporte adaptado surgiu no ambulatório de reabilitação física no campus da Universidade Estadual Paulista com o intuito de utilizar o esporte como fonte reabilitadora e social para lesados medulares freqüentadores dela, em 1998 o esporte adaptado surge nesta cidade no projeto AMA – Projeto Atividade Motora Adaptada, como primeiro modalidade deste, o basquete sobre rodas, em 2005 o projeto ganhou magnitude e foi inserido o atletismo adaptado em suas diversas provas, deste participando dos eventos do Comitê Paraolimpico Brasileiro.
No final de 2007, com o aumento da demanda do projeto foi fundada no dia 03 de dezembro, a Associação De Desporto Adaptado de Presidente Prudente, uma entidade sem fins lucrativas que tem o objetivo de abranger os atletas paraolimpicos dando suporte para participarem das competições nacionais e internacionais de suas respectivas modalidades.