A língua pode ser comparada a um guarda-roupa, com peças para diversas ocasiões e finalidades. Essa comparação está relacionada com o conceito de adequação no uso da língua. Das alternativas a seguir, assinale aquela que contraria o conceito de adequação da língua.
A Em situações mais informais ou quando a expectativa da comunidade linguística em que interagimos for de uma comunicação coloquial, devemos usar a língua num registro formal, seguindo a norma culta.
B Não é adequado comparecer a ambientes formais como se fôssemos à praia, usando sunga ou biquíni, por exemplo. Por isso, o uso da norma culta é previsto nas situações formais de comunicação.
C Terno, gravata, vestido longo, tailleur, terninho e alguns acessórios e adereços seriam adequados a situações formais assim como a linguagem culta é adequada a situações formais de comunicação.
D A norma culta seria comparada a um conjunto de peças convenientes em situações formais, com diferentes graus de formalidade, como: cerimônia de casamento; audiência num tribunal; entrevista de emprego; ambiente de trabalho; ambiente acadêmico etc.
E A norma culta deve ser utilizada quando essa é a expectativa da sociedade ou da comunidade linguística em função do nosso status, classe social, formação educacional ou atividade profissional.
Respostas
Resposta:
Em situações mais informais ou quando a expectativa da comunidade linguística em que interagimos for de uma comunicação coloquial, devemos usar a língua num registro formal, seguindo a norma culta.
Explicação:
Formalidade e informalidade
O conceito da adequação da língua é afirmado de maneira correta apenas no item A, sobre a transição entre a formalidade e a informalidade.
A adequação linguística tem como uma das características principais a adaptação da língua portuguesa, podendo variar dependendo do momento, da situação ou da necessidade em que o locutor se encontra. É também conhecida como linguagem informal.
No passado, todas as coisas que fugiam da gramática eram consideradas como errado, pois o objetivo era que a fala se tornasse igual à escrita. Nos dias de hoje, a língua se encaixa nos termos "adequado" e "inadequado".
Utiliza-se uma linguagem menos rebuscada, por exemplo, na presença de amigos próximos ou em momentos de lazer. Já a língua formal, por exemplo, é utilizada em documentos e no ambiente de trabalho.
Mais em: brainly.com.br/tarefa/25888372