A seguir, leia a reprodução de parte de uma carta recebida por Lênin, líder bolchevique, em 1920. Seu autor tenta relatar a Lênin a situação política da Rússia no período citado.
"Sem a participação das forças locais, sem uma organização a partir de baixo dos camponeses e operários, por si mesmos, é impossível construir uma nova vida. Poderia responder-me que os sovietes serviram precisamente para esta função de criar uma organização a partir de baixo. Mas a Rússia hoje é uma República Soviética só no nome. (...) No momento atual, são os comitês do partido e não os sovietes que governam a Rússia. E sua organização padece de todos os defeitos da organização burocrática.”
KROPOTKIN, P. Carta a Lenin, 4 de março de 1920. In: TRAGTEMBERG, M. (Org.). “Kropotkin: Textos escolhidos”.
Porto Alegre: L& PM, p. 179.
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre o tema, conclui-se queLeitura Avançada
(1 Ponto)
A) P. Kropotkin, autor da carta, descreve a Lênin sua satisfação em perceber que o partido do governo conseguiu controlar o poder dos sovietes.
B) uma vez que a política na Rússia era comandada por vários comitês do partido, pode-se considerar que, em 1920, o país passava por um momento de descentralização do poder e de plena liberdade de reunião.
C) do governo de Lênin ao de Stálin na URSS, o processo de concentração de poder e cerco à democracia descrito no texto aumentou de forma constante.
D) ao contrário do período citado no texto, durante o governo de Stálin, os sovietes recuperaram seu prestígio e seu poder na União Soviética, transformando-se em um instrumento das ações ditatoriais de Stálin.
E) o lema “todo poder aos sovietes” defendido por Lênin nas Teses de Abril, era uma realidade na Rússia após a Revolução de Outubro de 1917
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
B
Justificativa: Na carta o autor disse que os comitês que comandavam o pais e não os sovietes que era o "partido" do Lenin. É claro que houve uma descentralização de poder.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás