• Matéria: Filosofia
  • Autor: lao2805
  • Perguntado 5 anos atrás

ormas de conhecimento Idade Moderna: Racionalismo - Rene Descartes
Filósofo francês, nascido em 31 de março de 1596, René Descartes é considerado o pai da Filosofia Moderna. Sendo um dos filósofos mais importantes da história da Filosofia Ocidental, seu trabalho influencia até hoje as obras e os pensamentos modernos. Descartes também iniciou o pensamento racionalista, baseado numa metodologia de raciocínio crítico pautada na razão. Para ele a dúvida era o primeiro passo em busca do conhecimento.

O Método Cartesiano

A fim de desenvolver soluções mais eficientes aos problemas encontrados em seus estudos, seja na matemática, física ou filosofia, Descartes estabeleceu o Método Cartesiano. O Método Cartesiano na busca da Verdade era baseado em quatro regras simples e eficientes na resolução de problemas, são estes:

•Jamais acolher alguma coisa como verdadeira que não conhecer evidentemente como tal. (Evidência)

•Dividir cada uma das dificuldades que examinar em tantas parcelas quantas possíveis e quantas necessárias fossem para melhor resolvê-las. (Análise)

•Conduzir por ordem os pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e supondo mesmo uma ordem entre os que não se precedem naturalmente uns aos outros. (Síntese)

•Fazer em toda parte enumerações tão completas e revisões tão gerais, a fim de ter a certeza de nada omitir. (Controle).

Com essa metodologia Descartes buscou provar a existência do próprio ser evidenciado em sua famosa frase “Penso, logo existo”. Seu método, baseado no ceticismo metodológico, não admite estar satisfeito com um conhecimento, mas sempre procura esclarecer e simplificar mais.


O Discurso do Método – 1637

Um marco do nascimento da Filosofia Moderna, a publicação do Discurso do Método de Descartes transforma a filosofia e seu modo de analisar os problemas. Descartes explica o Racionalismo e o Método Cartesiano. A partir deste momento a Filosofia passa a ser enxergada como ciência e grandes obras começam a ser publicadas em reação ao trabalho de Descartes. Vale lembrar que o livro foi escrito em pleno domínio da Igreja Católica sobre o conhecimento disseminado na época. Assim, Descartes pode ser considerado pioneiro em publicar livros que busquem o conhecimento por outro método que não seja o da Escolástica, que buscava do conhecimento a partir da fé em Deus.
O pensador que inaugura o pensamento racionalista foi: *
10 pontos
a) Platão.
b) Galileu Galilei.
c) René Descartes.
d) Isaac Newton.

Respostas

respondido por: saianymeireles
2

Resposta:

c) René descartes

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares