• Matéria: História
  • Autor: cidamarco6905
  • Perguntado 5 anos atrás

No século XI, um bispo francês descreveu desta maneira a sociedade feudal:

A casa de Deus, que se crê uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem e outros, enfim, trabalham. Estas três partes não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das outras duas; cada um por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto. Por conseguinte, este triplo conjunto não deixa de ser um; e é assim que a lei pode triunfar, e o mundo gozar da paz.

Adalberón, Bispo de Laon. Canto ao rei Roberto, século X. in: PEDRERO-SANCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000. p. 91.

a. De acordo com o bispo, há uma camada social mais importante que a outra?

b. De que maneira a análise do bispo funciona como uma justificativa para a aceitação das diferenças sociais e a manutenção de uma estrutura estamental da sociedade medieval?

Respostas

respondido por: laragcampano
60

1- Não, todos tem sua função em que ajuda os outros, assim a lei daria certo e o mundo poderia ficar por muito tempo em paz.

2- Funciona da seguinte maneira: independente do que você é ou oque você faz, você sempre está ajudando ao próximo, assim futuramente alguém te ajudará! Isso consiste em uma certa paz social, onde ninguém tem problemas.

respondido por: jotazinho2500
5

Resposta:

letra D

Explicação:

Confia no pai que o meu deu "D"

estou dizendo D pq eu fiz NO PLURALL, tem uma pergunta semiparecida or lá

Perguntas similares