• Matéria: Filosofia
  • Autor: fbarbara896ow8pqq
  • Perguntado 5 anos atrás

2. Identifique qual é a alternativa que mais se aproxima do pensamento empirista: *

Para os empiristas, não há diferença entre razão e experiência, logo, o conhecimento pode ser obtido por estas duas fontes primeiras.

De acordo com os empiristas, todo conhecimento possível provém da capacidade racional dos seres humanos.

Em oposição aos racionalistas, para os filósofos empiristas, o conhecimento provém da dúvida metódica.

Para os empiristas, a fonte primeira do conhecimento é a experiência sensível, ou seja, aquilo que vejo, toco, ouço, provo etc


Mateusl2020: Marque a alternativa correta em relação ao dualismo corpo- consciência em Descartes.
R. Descartes postula que o ser humano é formado de duas partes: o corpo (Res extensa) e a mente (Res cogitans).
Para R. Descartes é o conceito emocional que garante a relação entre corpo, mente e coração.
Com a mente e o corpo em sintonia, não há como separar Res cogitans e Res Extensa.
fbarbara896ow8pqq: obrigada!!
fbarbara896ow8pqq: bem explicada.

Respostas

respondido por: oliveiraizauracruz
36

Resposta:

1) DAVID HUME,JOHN LOCKE E GEORGE BERKELEY

2) PARA os impriristas, fonte primeira de conhecimento é a experiência sensível,ou seja ,aquilo que vejo,toco,ouço, provocando etc.

respondido por: larissamagrani
6

O empirismo atribui o conhecimento às sensações e às experiências que o sujeito possui ao se deparar com o mundo (D).

David Hume, filósofo moderno inglês, foi um dos representantes da escola empirista na Modernidade e trouxe à filosofia uma nova forma de conceber o conhecimento a partir do homem.

Para Hume, o homem é um feixe de impressões e tudo o que ele conhece parte das suas experiências no mundo. O homem não possui conhecimento a priori das coisas, como concebe Descartes. Ele só vem a conhecer a partir das sensações.

Hume desmistifica eventos de inferência causal, como a relação entre fumaça e fogo. Segundo o filósofo, só porque há fumaça não quer dizer que há fogo. Assim, a causalidade não é intrínseca às coisas, mas é uma indução manifestada pelos hábitos e pela repetição aferida pelas experiências.

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