• Matéria: História
  • Autor: guilhermeizaquedf
  • Perguntado 5 anos atrás

A descrição dos indígenas brasileiros e dos seus costumes ocupa um lugar de destaque nos relatos de viagens da segunda metade do século XVI. Uma breve análise dos temas principais abordados pelos textos desse período permite perceber que estes se prendem sobretudo com os hábitos indígenas que mais se afastam daquilo que era considerado a norma europeia. Do mesmo modo, o tom com que esses temas são abordados, nos diferentes relatos, dá conta do choque dos europeus quando confrontados com uma cultura diferente da sua, mas também das motivações principais dos seus autores. Este duplo condicionamento é evidente em inúmeras considerações acerca dos novos habitantes e conduz à produção de retratos com diferenças mais ou menos significativas, o que se revela extremamente útil para a compreensão dos condicionalismos impostos pela cultura europeia do século XVI no encontro com o Outro.”

RUIVO. Ana Lúcia Farinha. Corpo e cultura: O indígena brasileiro nos relatos portugueses da segunda metade do século XVI. Dissertação de Mestrado (Faculdade de Ciências Sociais Humanas - Universidade Nova de Lisboa). 2010.

A autora do texto acima explica que, de modo geral, os europeus que escreviam suas observações sobre os indígenas brasileiros apresentavam uma visão etnocêntrica, ficando espantados com os costumes que mais os diferenciavam dos portugueses. Uma consequência desse tipo de visão para a colonização portuguesa foi

A
a tentativa de imposição cultural do europeu sobre os nativos.

B
a valorização da cultura dos indígenas até meados do século XVII.

C
a tentativa de conversão dos índios tupi ao luteranismo pelos colonizadores.

D
a integração dos guerreiros indígenas ao exército colonial português.

Respostas

respondido por: nprecisasaber
13

Resposta:

A

Explicação:

por causa do etnocentrismo


marildapaulapa: e por que
respondido por: EduardoPLopes
3

É correta a alternativa A, de modo que a desvalorização cultural dos povos nativos era acompanhada do incentivo aos projetos de "civilização" dos povos ameríndios. A "civilização" era a negação dos valores e saberes tradicionais nativos e a imposição, à força em muitos casos, do modelo europeu.

Esta imposição acabava auxiliando os esforços coloniais europeus, já que os povos convertidos eram mais facilmente "integrados", sempre em uma posição socialmente subalterna e economicamente vulnerável, às colônias. Com isto havia um crescimento natural e "pacífico" das áreas colonizadas, que contavam agora com maior mão de obra.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/9790446

Anexos:
Perguntas similares