Respostas
Resposta:
Na guerra fria foi caracterizado pela intensa de repressão e perseguição política. Algo que ficou conhecido como Macarthismo.
Explicação:
A principal característica do Macarthismo são as acusações infundadas sob o pretexto de espionagem.
Infelizmente, este período ficou marcado pela manipulação midiática anticomunista, pela prática indiscriminada de interrogatórios produzidos por delatores pagos para indicar os comunistas, bem como pela intimidação para obtenção de confissões e mais delações e a criação das famigeradas “listas negras”, que marcavam os perseguidos como traidores.
Ora, qualquer um envolvido nos movimentos sindicais ou que manifestasse qualquer simpatia socialista era incluído na lista e dificilmente conseguiria emprego regular novamente.
A resposta é simples: não funcionava. No contexto da Guerra Fria houve perseguição política e ideológica tanto dentro do "mundo capitalista" quanto do "mundo socialista" que ocorria ou de modo estritamente extrajudicial ou apenas por meio de julgamentos que ignoravam totalmente os direitos dos acusados.
Fosse dentro da União Soviética, nos Estados Unidos, no Brasil ou na Alemanha Oriental, ser acusado de "inimigo ideológico" do regime/governo vigente era o mesmo que ser considerado culpado disto. As punições variaram ao longo do tempo e de lugar para lugar: nos Estados Unidos a pessoa entrava em uma lista negra e nunca mais trabalharia, na União Soviética poderia ir para um campo de trabalhos forçados, no Brasil era torturada pelos agentes do DOI-CODI e na Alemanha Oriental "desaparecia" nas mãos da Stasi.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/18178867