1. (Ibmecsp) No quarto parágrafo, a frase "Caim, que fizeste de teu irmão?", revela que o enfermeiro a) É um homem religioso e logo inicia os rituais funerários, pois teme que o coronel não "descanse em paz". b) Considerava seu paciente como um irmão, dedicando-se a ele, apesar da fatalidade da morte ocorrida. c) Relaciona o episódio narrado com a passagem bíblica para atribuir a culpa ao coronel. d) Fica enlouquecido e, em seu delírio, pensa estar diante de Deus, no juízo final. e) É dominado pelo drama de consciência e pelo medo de ser descoberto e punido pelo crime.
Respostas
Essa frase revela que o enfermeiro:
e) É dominado pelo drama de consciência e pelo medo de ser descoberto e punido pelo crime.
Explicação:
Ao dizer "Caim, que fizeste de teu irmão?", o enfermeiro remete ao fratricídio bíblico: Caim matara seu irmão Abel.
O enfermeiro, ao ver o cadáver do coronel, sente que este lhe falava essa frase, ou seja, o coronel seria Abel e o enfermeiro, Caim.
Na verdade, isso não passa da voz da própria consciência do enfermeiro, que sente remorso por pensar que pode ter causado a morte do coronel e medo de ser punido pelo suposto crime.
A letra C poderia ser a correta, não fosse pelo de a frase NÃO significar que havia intenção de atribuir a culpa ao coronel. Na verdade, a intenção era demonstrar o remorso e medo do enfermeiro, que se via como Caim.
Veja mais uma questão sobre a obra de Machado de Assis em:
https://brainly.com.br/tarefa/27506015