Respostas
Resposta:
A busca de um amigo desaparecido leva um grupo de garotos a uma investigação e isso culmina numa situação de suspense, tensão, perigo e surpresas. O livro começa com o sumiço misterioso do irmão de um dos jovens da Turma da Rua Quinze, e, ao investigar este mistério, a turma se depara com outro mistério maior ainda. O autor descreve com riqueza de detalhes os personagens, os cenários e as cenas, nos deixando com uma agradável impressão de estar realmente vendo, como em um filme, o que está acontecendo. A trama é muito bem desenvolvida, mostrando as aventuras da turma e ao mesmo tempo, fugindo para seus afazeres normais, como jogar futebol, paquerar as meninas e etc. Com relação ao suspense, é mantido até o fim, e isso com relação aos dois mistérios do livro, e o final não deixa nada a desejar. O ponto alto, não posso deixar de comentar, é Napoleão com suas adoráveis aparições.
Resposta:
Bora resenhar?
A Turma da Rua Quinze - Marçal Aquino
"- Acabei de ver o Marcão na televisão
- O que?
- Calma gente, foi só uma foto dele - Apressou-se Renato em explicar - Eu soube que ele tinha sumido, e agora há pouco (...) o apresentador mostrou a foto. Disse que se alguém souber alguma informação, é para entrar em contato.
- O que mais ele falou?
- Ele falou que o Marcão pode ter sido sequestrado."
A história começa com o sumiço de Marcão, um dos integrantes da turma da rua quinze. Mas logo esse mistério, que tem como pista só uma nota de cinco dólares deixada pelo menino, dá lugar a outro: um sujeito esquisito com uma enorme cicatriz no rosto se muda para a rua quinze, e suas atividades noturnas intrigam os garotos.
user uploaded image
O livro tem os capítulos bem curtinhos, e esquematizados para sempre deixarem uma pontinha de suspense no final, assim fluindo rapidamente. Apesar disso, não consegui me prender ao mistério.
Achei que tudo aconteceu rápido demais e antes do final já sabia como ia acabar. Dei um desconto por se tratar de um livro infanto-juvenil e pelo tanto de resenhas que se tem com elogios e amores, falando que esse foi um dos muitos que iniciaram grandes leitores atuais, talvez eu que tenha lido na época errada.
Apesar de tudo, o cenário criado foi bem gostoso: todo o mistério e expectativa dos meninos me trouxe de volta a infância, e pensei várias vezes que o enredo daria um bom programa de TV.
user uploaded image
A edição que tenho aqui em casa é de 2016, a Vagalume está de carinha nova e relançando alguns títulos (pelo que li, a cada ano serão relançados 10). Nada mais agradável pois quem nunca leu um livro dessa série quando criança? Agora a gente vai poder preencher a estante com os queridinhos de muitos anos.