Respostas
Resposta:
A Aliança Liberal foi uma aliança política no Brasil efetuada no início de agosto de 1929 por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul com intuito de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa à presidência e vice-presidência nas eleições de 1 de março de 1930, em oposição a Júlio ...
A Aliança Liberal era formada pelos estados da Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Esta aliança foi formada para fazer oposição a Júlio Prestes, candidato de São Paulo à presidência. Nesta época estava em vigor a política do café com leite, uma aliança política de alternância de poder presidencial para candidatos apoiados ora por Minas Gerais, ora por São Paulo.
Quando Washington Luís, presidente de São Paulo, decide apoiar para a presidência um candidato de São Paulo, ao invés de um candidato de Minas Gerais, a Aliança Liberal é formada, causando uma tensão política no acordo de alternância de poder praticado pelos dois estados.
Com um sistema eleitoral baseado em votação aberta e grande fraude, o candidato de São Paulo vence as eleições. Um evento isolado envolvendo o assassinato do vice-presidente da Aliança Liberal, João Pessoa, leva a uma grande revolta (Revolução de 1930), que conduz o candidato derrotado, Getúlio Vargas ao poder presidencial.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/4188498