Ideologia pode ser definida como a atribuição da origem das ideias às noções sensoriais do indivíduo a partir de sua compreensão do mundo externo, sua finalidade é proporcionar a naturalização das condições de vida, como se estas fossem, absolutamente normais, corretas e justas, sem nenhum tipo de contradição ou interesse político.
MARIANO, Rubem Almeida. Filosofia. Maringá: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e o conceito de ideologia, analise as afirmações a seguir.
MARIANO, Rubem Almeida. Filosofia. Maringá: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e o conceito de ideologia, analise as afirmações a seguir.
Respostas
O conceito de ideologia
É correto o que se afirma em: Alternativa 4: I, II e III, apenas.
I. CORRETO - A ideologia começa com um processo de inversão, os efeitos assumem o lugar das causas e as causas o lugar dos efeitos.
II. CORRETO - A ideologia toma contornos mais concretos com a criação de um imaginário social, no qual a ideia pensada é reproduzida por meio de ideias-imagens.
III. CORRETO - A ideologia quando bem difundida em determinado grupo social ganha uma carapaça de coerência entre as pessoas, de modo que, pensar ao contrário torna-se ofensivo.
IV. INCORRETO - A ideologia está relacionada àquilo que é abstrato, para ser eficaz, todo conceito ideológico precisa ser cada vez mais claro e servir como bem a aqueles que tal pensamento é aplicado.
Ideologia é um termo surgido na França em 1801 por um grupo que criticava varias das justificativas de sua época tal como: o monarquismo, a teologia e a metafísica.
A ferramenta para a constituição da ideologia é bastante diversificado, indo da divisão social do trabalho, alienação e nos dias de hoje a sutileza da publicidade.
A ideologia é muito importante para aqueles que tem como objetivo a dominação das massas, massas essas que estão em maior número que aqueles que dominam.
Bons estudos!
Resposta: Alternativa 4
I,II, e III apenas
Explicação:
I. A ideologia começa com um processo de inversão, os efeitos assumem o lugar das causas e as causas o lugar dos efeitos.
II. A ideologia toma contornos mais concretos com a criação de um imaginário social, no qual a ideia pensada é reproduzida por meio de ideias-imagens.
III. A ideologia quando bem difundida em determinado grupo social ganha uma carapaça de coerência entre as pessoas, de modo que, pensar ao contrário torna-se ofensivo.