Respostas
Resposta:
Lombriga - As medidas de profilaxia da ascaridíase envolvem ações de higiene pessoal, de alimentos e saneamento básico. Entram como recomendações de prevenção:
- Sempre lavar as mãos antes e depois das refeições, depois de ir ao banheiro, ao ter contato com terra, ao manipular alimentos e sempre que estiverem visivelmente sujas
- Consumir água filtrada ou fervida
- Lavar bem frutas, verduras e legumes crus
- Descascar frutas, verduras e legumes, e sempre que possível, cozinhá-los antes de comer
- Evitar usar fezes humanas como fertilizantes ou defecar ao ar livre
- Manter ações adequadas de saneamento básico, com acesso adequado ao sistema de esgoto, uso de fossas higiênicas e acesso à água potável.
Teníase- Medidas de prevenção incluem o saneamento básico (tratamento de água e esgoto), fiscalização das carnes de porco e boi; cozimento prolongado da carne com cisticerco antes da ingestão; tratamento de doentes e bons programas de educação e sensibilização, incentivando bons hábitos de higiene no dia a dia.
Esquistossomose- O controle da esquistossomose é baseado no tratamento em larga escala de grupos de risco, acesso a água potável e saneamento básico, educação sanitária e controle de caramujos em lagos e rios.
Áreas endêmicas recebem medicamentos antiparasitários periodicamente de órgãos públicos e da Organização Mundial de Saúde. Grupos-alvo para o tratamento são:
- Crianças em idade escolar em áreas endêmicas
- Adultos considerados de risco em áreas endêmicas
- Pessoas com profissões que envolvem contato com a água infestada, tais como pescadores, agricultores, trabalhadores de irrigação
- Pessoas que praticam tarefas domésticas que envolvem contato com água infestada
- Comunidades inteiras que vivem em áreas de alta contaminação.