Respostas
O Inep prepara cinco tipos de provas do Enem 2020, separadas por cores (amarelo, azul, cinza, branco e rosa). Os exercícios são os mesmos em todos os cadernos de questões Enem 2020, somente é alterada a ordem.
No primeiro domingo os candidatos têm 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo a duração é de 5h (cinco horas).
Durante a realização da prova não é permitido que os candidatos estejam portando alguns itens e, para você se organizar, separamos a lista do que é proibido utilizar. Vale lembrar que, o não cumprimento das orientações, pode resultar em eliminação do candidato, então é bom anotar! Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets e demais aparelhos eletrônicos);
- Caneta que não seja de material transparente;
- Óculos escuros;
- Lapiseira, lápis e similares;
- Livros e anotações;
- Chaves, relógios;
- Boné, chapéu, gorro;
- Fone de ouvido ou similares
Quanto à redação do Enem 2020, veja o que pode zerar a produção do seu texto:
• Fugir do tema proposto;
• Entregar a folha de redação sem nada escrito;
• Usar parte de texto desconectada do tema proposto;
• Escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;
• Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
• Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo.
A nota do Enem 2020 é calculada por meio de um modelo matemático chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI), onde cada questão é considerada como um item. Pelo TRI, cada acerto tem um peso específico, baseado em diferentes graus de dificuldade.