10. Analise e explique a importância da Conferência de Potsdam realizada no fim da segunda
guerra mundial 1945 para desencadear o início da bipolarização mundial e consequentemente a
guerra fria,
Respostas
Resposta:
Conferência de Potsdam - ocorreu em Potsdam, Alemanha (perto de Berlim), entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. Os participantes foram os vitoriosos aliados da Segunda Guerra Mundial, que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que tinha se rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de maio, Dia da Vitória na Europa.[1] Os objetivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e contornar os efeitos da guerra.
Attlee, Truman e Stalin em Potsdam
Participantes
Primeiros resultados da conferência
Territórios ocupados
Precedentes da Conferência de Potsdam
Ver também
Referências
Bibliografia
Última modificação há 2 meses por Isack7052
PÁGINAS RELACIONADAS
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
O que foi
Conferências que reúnem as principais potências vencedoras da II Guerra Mundial, ao final do conflito, para redesenhar o mapa político mundial e as áreas de influência de cada uma.
A primeira é realizada de 4 a 11 de fevereiro de 1945, em Yalta, na região da Criméia (Ucrânia), com a participação de Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido, Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos (EUA), e Josef Stálin, governante da então União Soviética (URSS).
A segunda, entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945, ocorre em Potsdam, nos arredores de Berlim, Alemanha, reunindo Stálin, Clement Attlee, do Reino Unido, e o novo presidente norte-americano, Harry Truman.
Em Yalta, são abordadas questões como o tratamento a ser dispensado à Alemanha após a guerra, incluindo sua divisão em zonas de ocupação e a eliminação de sua indústria bélica, e a perseguição aos criminosos de guerra. Também se decide pela criação do Estado polonês e lançam-se as bases para a criação das Nações Unidas.
A URSS concorda em combater o Japão após a derrota final da Alemanha, recebendo em troca áreas de ocupação no Leste Europeu e da Lituânia, Letônia e Estônia.
Na Conferência de Potsdam, a Alemanha e a cidade de Berlim são divididas em quatro zonas de ocupação (sob o comando do Reino Unido, França, EUA e URSS). O país perde extensas porções de seu território, suas Forças Armadas são desmobilizadas e o parque industrial é reduzido. A Coréia é dividida entre os EUA (sul) e URSS (norte) e o Japão se mantém sob ocupação norte-americana.
As conferências têm influência determinante na situação geopolítica das cinco décadas seguintes, durante a Guerra Fria, período no qual as zonas definidas ao final da guerra mantêm-se, de modo geral, inalteradas.
Decisões tomadas em Ialta e Postdam
Em Ialta e Postdam, Roosevelt, Estaline e Churchill reuniram-se com o objetivo de estabelecer as regras que devem sustentar a nova ordem internacional do pós-guerra.
Nesta conferência ficaram acordadas algumas questões importantes:
Definiram-se as fronteiras da Polônia;
Estabeleceu-se a divisão provisória da Alemanha em quatro áreas de ocupação;
Decidiu-se a reunião da conferência preparatória da Organização das Nações Unidas;
Estipulou-se o supervisionamento dos três grandes na futura constituição dos governos dos países de Leste;
Estabeleceu-se o pagamento, por parte de Alemanha, de 20 000 milhões de dólares referentes às reparações da guerra.
A conferência de Postdam encerrou sem alcançar uma solução definitiva para os países vencidos, limitando-se a ratificar e a pormenorizar os aspetos já acordados em Ialta:
A perda provisória de soberania da Alemanha e a sua divisão em quatro áreas de ocupação;
A administração conjunta da cidade de Berlim, igualmente dividida em quatro setores de ocupação;
O montante e o tipo de indemnizações a pagar pela Alemanha;
O julgamento dos criminosos de guerra por um tribunal internacional (Nuremberga);
A divisão, ocupação e desnazificação da Áustria em moldes semelhantes aos estabelecidos para a Alemanha.
Em 1945, o Três Grandes realizaram duas conferências – em Yalta (fevereiro) e Potsdam (julho) – para tentar resolver como eles iriam organizar o mundo depois da guerra. Foi nessas conferências que as tensões entre os dois lados se tornou óbvio.