• Matéria: História
  • Autor: mrrilo5486
  • Perguntado 5 anos atrás

vocês deveram escrever um texto com as ideias dos reformadores (Lutero, Calvino e Henrique VIII) e suas críticas a igreja católica. Além de escreverem sobre os três pilares da contrarreforma católica (Concílio de Trento, os Jesuítas e a Inquisicação). OBS:. - Mínimo de 20 linhas;

Respostas

respondido por: carlosdanielsv
0

Resposta:

Lutero: 1) Salvação pela fé, e não por dinheiro; 2) O fiel pode acessar Deus sem o intermédio de sacerdotes, apenas guiado pela fé e a bíblia; 3) Não seria necessário pagar pelos sacramentos e reduzindo a obrigatoriedade destes ao batismo e a eucaristia; 4) Fim do celibato para os clérigos (Lutero, inclusive, era apaixonado por uma monja!).

Calvino criou sou doutrina de forma que ela contemplava os anseios do novo grupo social que ascendia: a burguesia. A lógica acumulativa do inicio do capitalismo esbarrava em dogmas da fé cristã, como a crítica à avareza e à ganância.

Um exemplo disso era a condenação, por parte da Igreja Católica, da usura, que é a prática de cobrar juros altos. A burguesia, que não era bem vista por estes motivos, ficou muito satisfeita com a Doutrina da Predestinação de Calvino.

Esta teoria, em termos gerais, afirmava que Deus já havia decidido quais seriam as almas que iriam para o céu e para o inferno, e para descobrir o destino de cada alma bastaria ver se o individuo obtém sucesso econômico através do seu trabalho duro e da poupança.

Com este argumento que reforçava e justificava a moral do capitalismo, Calvino ganhou muita popularidade. O problema é que toda essa popularidade chamou a atenção da Igreja Católica e Calvino foi obrigado a se mudar para Genebra, na Suíça, onde suas ideias foram mais bem aceitas.

Como de costume, os nobres tinham muitas amantes, e Henrique VIII teve sua atenção atraída por uma mulher em particular: Ana Bolena. Ana, que havia engravidado do rei, trazia novas esperanças ao monarca de ter seu herdeiro, mas como legitimar este filho que nasceria bastardo? O jeito seria anular seu casamento com Catarina de Aragão e casar-se com Ana Bolena.

Porém, o papa Clemente VII negou o divórcio a Henrique VIII, pelo fato de Catarina de Aragão ser tia de Carlos V, o imperador do Sacro Império Romano Germânico da Dieta de Espira.

Henrique, então, casa secretamente com Ana Bolena e é excomungado pelo papa. Em virtude disso promulga o Ato de Supremacia, que decreta a separação da Igreja Anglicana (da Inglaterra) em relação à Igreja Católica.

Henrique VIII, que além de ser a autoridade suprema nas leis dos homens, também passou a ser autoridade suprema da religião de seu reino. De praxe, a coroa ainda passou a arrecadar os impostos que antes eram destinados à Igreja Católica, assim como suas terras na Inglaterra

Explicação:

Contra as reformas religiosas (contrarreforma)

A Igreja Católica não poderia deixar todos estes eventos ameaçarem sua hegemonia sem contra atacar. Sua resposta veio no Concílio de Trento, onde foram reafirmados, principalmente, os seguintes dogmas:

1 ) Validade das indulgências, mas não sua comercialização;

2) Proibição do casamento de religiosos;

3) Infalibilidade do papa;

4) Criação do Index (catálogo de obras proibidas pela Igreja);

5) Reafirmação dos sete sacramentos;

6) Retomada do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição).

Essas foram as bases da contrarreforma da Igreja Católia. Em relação à perda de fiéis, a Igreja passou a apostar na catequização dos povos originários dos continentes onde Portugal e Espanha chegaram com suas expedições marítimas, sobre tudo os povos nativo americanos.

Por iniciativa de Inácio de Loyola foi criada a Companhia de Jesus, cujos membros ficaram conhecidos como jesuítas. Estes eram incumbidos de “salvar a alma dos índios”, ensinando-os a leitura da bíblia e os modos “civilizados”. No Brasil e nos territórios espanhóis, os jesuítas construíram reduções onde também eram ensinados a elaborar instrumentos musicais, levantar igrejas e a louvar o Deus cristão


carlosdanielsv: desculpa pela demora tava consutando o livro de historia desculpa pelo texto grande de mais; Tomara que você entenda.
respondido por: socapameparceiro
0

Resposta:

vocês deveram escrever um texto com as ideias dos reformadores (Lutero, Calvino e Henrique VIII) e suas críticas a igreja católica. Além de escreverem sobre os três pilares da contrarreforma católica (Concílio de Trento, os Jesuítas e a Inquisicação). OBS:. - Mínimo de 20

Explicação:

espero que te ajude

Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás