• Matéria: Geografia
  • Autor: maisacarvalhosoares1
  • Perguntado 5 anos atrás

Qual o divisor de águas entre as bacias hidrográficas dos rios A e B​

Respostas

respondido por: adrielesants9
10

Resposta:

poderia mandar a foto? ficaria melhor de responder.

respondido por: yaramartinsdesousa4
17

Resposta:

As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d’água, abastecendo-o. Elas são separadas por estruturas do relevo, como morros, serras, picos e chapadas. As águas são direcionadas pela topografia do terreno. As formas do relevo levam cursos de água menores, como riachos, córregos e rios pequenos, a abastecerem os rios maiores. Geralmente, o nome da bacia hidrográfica leva o mesmo nome do rio principal.

As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano. As principais bacias hidrográficas do Brasil são as do Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco. Juntas elas englobam 80% do território nacional.

Leia também: Quais as diferenças entre mar e oceano?

O que é uma bacia hidrográfica?

Bacia hidrográfica é um termo utilizado para caracterizar uma porção do território delimitada, drenada por um rio principal e seus afluentes. As águas da bacia hidrográfica escoam no mesmo sentido e vão em direção à porção mais baixa da área topográfica, seguindo o padrão do relevo.

Essas áreas são elementos naturais de extrema importância para o meio natural, pois são responsáveis pela manutenção dos biomas brasileiros e mundiais, além de dar base para o desenvolvimento das atividades econômicas ligadas ao setor primário da economia, como a pecuária e a agricultura.

O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água, que são estruturas do relevo, como morros, serras, chapadas ou picos, que definem o padrão de drenagem das águas da chuva ou nascentes, ou seja, determinam por meio da topografia para onde essas águas escoarão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Elementos de uma bacia hidrográfica

As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também são chamados de estruturas da bacia. São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou exutório.

Estrutura de uma bacia hidrográfica

Estrutura de uma bacia hidrográfica

Veja a definição de cada elemento da bacia:

Nascente: local onde se inicia uma bacia hidrográfica. Geralmente é o ponto mais elevado do relevo e também onde se encontra a principal nascente do rio que dá nome à bacia.

Rio principal: rio de maior volume e extensão da bacia. Recebe águas dos rios menores que têm função de abastecê-lo.

Divisor de águas: estruturas do relevo que têm o papel de dividir as áreas das bacias. Normalmente são morros, serras, picos, montanhas ou outras estruturas elevadas do relevo.

Afluentes: consistem nos rios menores que deságuam no rio principal e têm a função de abastecer esse rio maior.

Foz: é o final da bacia e o local onde as águas encontram o oceano ou deságuam em uma bacia hidrográfica maior. É também conhecida cientificamente como exutório. Pode ser do tipo estuário ou delta.

Veja também: Planícies – formas de relevos situadas a poucos metros do nível do mar

Qual a função de uma bacia hidrográfica?

A função de uma bacia hidrográfica é determinada pelo uso que é feito de suas águas, ou seja, depende do lugar onde a bacia se encontra e, automaticamente, das atividades desenvolvidas na região. A função primária da água consiste no abastecimento, que é o uso das águas na cidade e no campo para consumo humano.

Porém, o uso mais comum da água no Brasil está na irrigação. Essa atividade consome a maior quantidade de água no território brasileiro, pois somos um dos países com a maior área plantada no mundo e direcionamos grande parte dos recursos hídricos para essa atividade econômica. A indústria consome também grande parcela de água no país. Atividades industriais como processamento, lavagem e produção de alimentos industrializados são as que mais gastam esse recurso.

Sistema de irrigação de plantas na agricultura moderna.

Explicação:


aderaldoana21: ola
aderaldoana21: você poderia resumir
aderaldoana21: ??
yaramartinsdesousa4: ola
aderaldoana21: oi
sponjabob46: Oi
Perguntas similares